O Carnaval de Rua do Rio de Janeiro reforça seu compromisso com a sustentabilidade em 2025, estimando ultrapassar 60 toneladas de resíduos sólidos recicláveis. Em 2024, foram recolhidas 57 toneladas, e neste ano, 100 blocos terão a gestão de materiais descartáveis coordenada pela Dream Factory, empresa responsável pela produção oficial do Carnaval de Rua do Rio 2025, em parceria com a Solos, responsável pelas cooperativas de catadores. Somente nos três primeiros finais de semana de blocos, já foram retiradas 6,6 toneladas de resíduos.
Para garantir o bom andamento da coleta, 120 profissionais atuam antes, durante e após a passagem dos blocos, equipados com EPIs, pás, vassouras, big bags, carrinhos de suporte e caminhões. Ao final, é feita uma revisão do percurso para que a Comlurb possa concluir a limpeza. No total, 130 veículos são utilizados no processo, e os materiais recolhidos seguem para cooperativas parceiras, onde são pesados e revendidos. Os lucros são direcionados para iniciativas que apoiam essas organizações.
A empresa encarregada do recolhimento disponibiliza materiais informativos para conscientizar o público sobre a importância dessas ações sustentáveis, além de promover postagens em redes sociais. “O Carnaval de Rua do Rio de Janeiro é muito mais do que uma festa; é uma expressão vibrante da nossa cultura e um motor econômico para a cidade. Nosso compromisso é transformar essa celebração em um exemplo de responsabilidade ambiental, provando que é possível aproveitar intensamente sem abrir mão do respeito ao meio ambiente”, afirma Bruno Guerra, diretor de Produtos da Dream Factory.