Uma ação de fiscalização da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, realizada no município de Porciúncula nesta segunda-feira (11/04), resultou na apreensão de aproximadamente 624 litros de leite barriga mole, queijo frescal e padrão, muçarela, ricota, manteiga e iogurte, sem refrigeração adequada e sem nota fiscal dos produtos. O fabricante dos produtos, com sede em Muriaé-MG, não possuía registro no serviço oficial de inspeção sanitária competente para comercializar fora do âmbito do município de origem.
O Serviço de Inspeção Estadual (SIE/RJ) da Secretaria de Agricultura, diante do risco sanitário iminente ao consumo humano apreendeu e inutilizou todo o material, contando com o apoio da Vigilância Sanitária Municipal. As equipes conduziram o infrator à 139ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
“A equipe da defesa agropecuária opera desde a produção em propriedades rurais até a fiscalização de agroindústrias que processam os produtos de origem animal. Esse trabalho é essencial no combate às irregularidades. A parceria com as vigilâncias sanitárias municipais, responsáveis pela fiscalização do comércio de produtos, é fundamental para um bom resultado”, contou o secretário de Agricultura, Alex Grillo.
Como agravante, destaca-se que a empresa é reincidente e o condutor da carga alegou que um dos seus destinos seria um asilo de idosos.
A Defesa agropecuária alerta para que o consumidor somente adquira produtos de origem animal devidamente registrados, seja no SIM (com origem e comércio dentro do próprio município onde foi produzido), SIE do estado do Rio de Janeiro, ou ainda SIF ou SISBI de qualquer região do país.
“É de extrema importância essas ações em prol da saúde pública. O trabalho dos nossos agentes não para! Estamos realizando ações volantes de fiscalizações em diversos municípios”, ressaltou o superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique Moraes.