Mais de 90% do corpo docente da educação infantil do Rio são mulheres

O Instituto Rio21 analisou os dados do Censo da Educação Básica 2020 para exibir o perfil dos docentes da cidade do Rio neste Dia dos Professores

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Escolas Disruptivas

Nesta sexta-feira (15/10), é comemorado o Dia dos Professores. Em razão disso, o Instituto Rio21 analisou os dados do Censo da Educação Básica 2020, pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a fim de exibir o perfil dos docentes das diferentes etapas de ensino da cidade do Rio de Janeiro.

A etapa de ensino com a maior quantidade de professores no Rio de Janeiro é o Ensino Fundamental, que contém 35.286 educadores. Em seguida, temos o Ensino Médio, no qual o corpo docente é composto por 16.607 pessoas. Já o Ensino Profissional é a etapa com o menor número de professores: apenas 4.232 lecionam nesse nível.

image 31 Mais de 90% do corpo docente da educação infantil do Rio são mulheres

De acordo com os dados, há uma concentração de educadores do sexo feminino na Educação Infantil. Tanto na creche quanto na pré-escola, mais de 90% do corpo docente é composto por mulheres. No entanto, esse percentual caí à medida que as etapas de ensino vão avançando. No Ensino Profissional, menos da metade dos professores são do sexo feminino.

image 32 Mais de 90% do corpo docente da educação infantil do Rio são mulheres

Também há evidências de que educadores do Ensino Infantil tendem a ser mais jovens do que das demais etapas de ensino. Enquanto na creche 21,1% dos professores têm menos de 30 anos, no ensino profissional esse percentual é de apenas 3,2%, apresentando uma diferença de 17,9 pontos percentuais com relação ao corpo docente da creche.

Advertisement
image 33 Mais de 90% do corpo docente da educação infantil do Rio são mulheres

Quanto ao nível de escolaridade, pelo menos 50% dos docentes possuem ensino superior completo em todas as etapas de ensino, exceto na creche. Na creche, 46,0% dos educadores concluíram o ensino médio e 41,4% concluíram a graduação.

image 34 Mais de 90% do corpo docente da educação infantil do Rio são mulheres

De acordo com a pesquisadora do Instituto Rio21, Carolina Carvalho: “O domínio de docentes do sexo feminino no Ensino Infantil deve-se parcialmente a imagem de cuidadora atribuída às mulheres. Ainda há um grande estigma contra homens em cargos de cuidado na sociedade, principalmente quando a pessoa recebendo atenção é uma criança”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais de 90% do corpo docente da educação infantil do Rio são mulheres
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui