Mais de 90% dos veículos do Rio são particulares

Segundo dados do Departamento de Trânsito do Estado do RJ, analisados pelo Instituto Rio21, a segunda maior frota da cidade é de veículos de aluguel

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Avenida Brasil / Imagem meramente ilustrativa / Foto: Clarice Castro (Divulgação)

De acordo com dados do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro, analisados pelo Instituto Rio21, 95,0% dos veículos do município do Rio de Janeiro são particulares, o equivalente a cerca de 3,1 milhões.

A segunda maior frota da cidade é de veículos de aluguel, que corresponde a 3,8% do total. Em terceiro lugar temos a frota de veículos oficiais, que conta com 34.791 unidades.

Por sua vez, a quantidade de veículos utilizados por organizações internacionais, corpos diplomáticos, corpos consulares e similares, é mínima. Não somam 1,0%.

image 25 Mais de 90% dos veículos do Rio são particulares
Figura 1 – Frota por categoria na cidade do Rio de Janeiro em 2021. Fonte: Detran-RJ. Elaboração: Instituto Rio21.

No entanto, as categorias menos volumosas foram as que mais cresceram nos últimos 5 anos. Entre 2017 e 2021, a frota de corpos diplomáticos aumentou em 20,0%. Já de organismo internacional, 13,9%.

Advertisement

Em contraste, a frota de veículos privados presenciou um crescimento de 7,2%, que apesar de ser significante, é consideravelmente menor.

image 26 Mais de 90% dos veículos do Rio são particulares
Figura 2 – Crescimento da frota por categoria na cidade do Rio de Janeiro nos últimos 5 anos. Fonte: Detran-RJ. Elaboração: Instituto Rio21.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais de 90% dos veículos do Rio são particulares
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Me desculpe, mas realizar u.a comparação de elevação de frota de veículos privados/diplomáticos/organismo internacional, e colocar que aumento em porcentagem é muito menor dos privados, chega a ser ignorância, pois a vantagem numérica de um, não possui grau comparação… é dessa forma que os “jornalistas” distorcem os dados rsrs… desse jeitinho!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui