Mais um carioca no STF

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Luís Roberto BarrosoCom a indicação do nome do constitucionalista Luís Roberto Barroso para o Supremo Tribunal Federal a mais alta instância do Poder Judiciário do Brasil mostra que é carioca, dos 11 ministros, 4 nasceram e 3 estudaram no Rio de Janeiro. Barroso (que falta ter o nome aprovado pelo Senado) e Luiz Fux tem como alma mater a UERJ, Marco Aurélio de Mello a UFRJ e Ricardo Lewandowski a Faculdade de Direito de São Bernardo.

Barroso nasceu em Vassouras mas fez carreira no Rio de Janeiro, sendo um liberal nos costumes (pró-união civil homoafetiva, aborto de fetos anencefálicos e uso de células troncos), além de ter defendido o terrorista italiano Cesare Battisti. Além de advogado Barroso era Procurado do Estado do Rio de Janeiro.

Em uma questão bem cara ao carioca, os royalties do petróleo, Barroso elaborou a pdido do governador Sergio Cabral e da Procuradora-Geral do Estado, Lucia Lea Guimarães,  uma ação direta de inconstitucionalidade contra a lei que modificou a distribuição dos royalties do petróleo. A petição pode ser lida aqui. O problema que ele pode ter de se declarar suspeito quando for julgada a ação, ou não, afinal se Dias Toffoli pôde julgar o mensalão…

Advertisement

Um fato interessante sobre a indicação de Barroso é que ele não tinha como padrinho Sergio Cabral, que apoiava o do STJ Luiz Felipe Salomão. Quem apadrinhava Barroso era o secretário-executivo da Casa Civil, Beto Vasconcelos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais um carioca no STF
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui