Mais uma ação integrada, realizada na tarde desta quarta-feira (11/05), por agentes da Operação Laranjeiras Presente, e do segundo BPM (Botafogo) por iniciativa da atuante Superintendência da Zona Sul, conduziu para a Nona Delegacia de Polícia (Catete) uma mendiga que – supostamente apresentando “problemas psiquiátricos“, vinha agredindo, constantemente, transeuntes em diversos bairros da Zona Sul. Relatos semelhantes vêm tomando as redes sociais, tamanho o número de moradores de rua que cometem crime todos os dias na cidade.
“Recebemos vários relatos de moradores assustados com a presença da agressora nas ruas. Hoje, em patrulhamento de rotina com a equipe Segurança Presente, nos deparamos com a mulher” – relatou Marcelo Maywald, superintendente da Zona Sul (SEGOV).
Segundo relatos de moradores, a mulher que aparenta ter entre 40 e 50 anos e circulava pelo Largo do Machado, Catete, Glória e Laranjeiras, agia de forma violenta principalmente contra idosos e crianças, como tem sido o modus operandi mais comum.
“Conseguimos o apoio do SAMU e do Corpo de Bombeiros para prestar atendimento a essa moradora em situação de rua que claramente estava fora de si e precisa de tratamento” – completou Maywald.
A imprensa tem noticiado todo o tipo de crime cometido pela população de rua, desde ataques gratuitos ao patrimônio alheio, até o furto de todo o tipo de material para venda a ferros velhos. Em Botafogo, um mendigo atacou com socos e cotoveladas mulheres que saem do metrô, de forma gratuita e inesperada. Uma mulher teve o nariz fraturado num destes ataques. O criminoso foi preso, e logo após, liberado. Recentemente, um morador de rua estuprou uma menina na rua Tonelero e foi preso. Infelizmente, salvo quando são pegos em flagrante pelos sucessivos crimes que vêm cometendo, os moradores de rua – ainda que estejam sob o efeito de tóxico, o que é muito comum – só podem ser recolhidos das ruas se concordarem com isso.
Uma turista, que na época não teve sua identidade revelada, estava dando umas baforadas na calçada em frente ao Hotel South American, em Copacabana – onde existe um banco de madeira, quando o bandido que se fingia de catador de latinhas se aproximou e puxou o celular da mão dela. A vítima, como que instintivamente, reagiu e puxou o aparelho de volta. Nesse momento, o morador de rua deu sucessivas facadas na turista. Tudo foi filmado, e a mulher, que felizmente sobreviveu, já está de volta a seu país de origem.
O Rio está abandonado ao q de pior existe: tráfico, latrocidas, contrabando, drogados, doentes mentais, mendigos… o arcabouço jurídico que deveria trazer segurança é totalmente leniente com a criminalidade.
Se o carioca não se unir e formar grupos de defesa , irá conviver com isso pra sempre, passando de geração em geração.
Hell de Janeiro!
frequentamos uma igreja onde os sacerdotes nos orientam a não dar dinheiro para os mendigos, para que eles não comprem drogas, que é preferivel dar alimentos, algo para alimentar!
Acho engraçado esse pessoal só ter “problemas psiquiátricos”para o que não presta,como agredir,quebrar as coisas,matar… Nunca vi alguém ter um surto e capinar um terreno ou caçar um emprego.
Os gestores públicos sempre são os mesmos. O filho da Leila do Flamengo, Marcelo Maywald só mudou o nome de sua função que era sub-prefeito da zona sul para a superintendente da Zona Sul (SEGOV). Pessoas essas que como sempre estão ligados em aumentar os seus cacifes eleitorais com eventos musicais, com aumento de ambulante e os comerciantes que utilizam todo o calçamento urbano. Enquanto, as eleições do Dudu está garantida junto com os seus asseclas, a Cidade do Rio de Janeiro vai caminhando aos trancos e barrancos. E população com o seu IPTU que pague senão terá o seu imóvel leiloado. Quanto aos mendigos, viciados e larápios e afins seria da responsabilidade da Secretaria de Assistência Social Laura Carneiro que também não larga o osso em nome do pai.
Uma dica de tratamento, é o tratamento de choque!
Descobrimos para quem o Diabo do Rio trabalha: o Diabo do Rio está a serviço dos coronéis da PM.
Mais uma matéria elogiando o falso projeto Me Engana Presente. A privatização da segurança pública.
Não tem vergonha na cara. O Diabo do Rio é a quase mídia…o quase jornalista parcial.
Estão ganhando quanto? Toda hora matéria elogiando esse projeto ridículo e sugador de verba pública.
E não vão deixar meu comentário visível.
O problema é serem intocáveis. Programas de governo e pessoas dispostas a ajudar existem, mas depende do drogado querer sair dessa e não querem. Isso tem que mudar. Uma viciado não está tem condição de decidir o que é melhor pra ele. E no ponto que estão daí uma ameaça as outras pessoas. Nesse caso o bem coletivo deve falar mais alto do que o individual de alguém que não está em condições de decidir por si mesmo.
O problema é o crack q os deixa loucos. Só seria resolvido se os políticos tivessem que conviver próximos a eles . Ve se entendi::: ??? Se tiverem drogados não podem ser removidos??? Quem criou essa lei deve ter sido a esquerda que não precisa circular por esses locais. Nós temos o direito de nos defender. A polícia não pode nos defender.
As pessoas que estão nas ruas , em muitos casos possuem dividas em suas comunidades e para não morrer , caem nas ruas. Se a pessoa é banida de uma comunidade , ela não poderá se alojar em comunidades do mesmo comando pela dívida ou não poderá ir para comunidade de comando diferente sob suspeita . Se não tem comunidade pra ir , pai e mãe não suportam , primos , irmãos, amigos , vizinhos não querem , governo se livra … O cidadão que paga impostos , será prejudicado mais uma vez. Veja bem .. ninguém quer ! Nós é que somos responsabilizados pelas lambanças dessa gente .atura isso povo…
Um dia isso acaba, quando der de frente com um atleta de Krav Maga.
O dia que tentar atacar um atleta de Krav Maga, vai ver o que
é bom para saúde .
Eles só atacam idosos, mulheres e crianças. Acho q não é bem o perfil de um lutador…
Podem matar e estuprar. Sem problema algum.
Como o policial falou revida ou sai correndo. Como uma garota consegue se safar dessa?
E as facadas que outros recebem?
Heloooo
A maioria das pessoas em situação de rua que chegam ao ponto de agredir uma pessoa são dependentes químicos ou tem problemas psiquiátricos mais acentuados. Uma vez fui reclamar com um que vinha na rua de casa cagar todos os dias. Depois disso ele passou a vim diariamente e fazendo questão de que eu o percebesse ali. Até que chegou o ponto de termos uma discussão e ele ficou passando em frente da loja me ameaçando… Tive que ser insistente con o atendente da Polícia militar para que enviassem uma viatura. Nesses casos eu deveria ter chamado o hospital psiquiátrico? Aquela situação chegou a um ponto que a própria PM se compadeceu e mandou uma viatura do 5o Batalhão para nós apoiar. Trabalhamos embaixo de casa e era impossível trabalhar com alguém passando e gritando… Te ameaçando… Mostrando a genitária… É nessa horas que eu não sei se chamo a assistência social ou a segurança pública. Já fiz vários chamados no 1746 pedindo a presença da assistência social na região central… Quero mais é que eles sejam tratados com dignidade e respeito… Mas quando não tem assistência social presente… #centropresente #centroparatodos #amecentro
A principal questão aqui curiosamente nao foi abordada pelo texto: moradores de rua, miséria e violência estão aumentando por conta da recessão que estamos passando.
Não há oportunidades de vida pra todos e muitos caem nessa situação.
E nao há ninguém no governo com um plano decentes para que o país volte a crescer, gerar empregos e tirar as pessoas da miséria absoluta como já ocorreu no passado.
Nosso presidente só que saber de proteger sua família de investigações , agradar o Centrão e o Malafaia.
Só ha luz no fim do túnel após outubro quando um novo presidente for anunciado. Seja quem for mas precisamos trocar esse que.enganou a tantos com promessas vazias . . .
É verdade, antes do Bolsonaro não existiam mendigos na rua, a economia do pais era pujante, o Rio era uma cidade sem crimes e o ladrão de 9 dedos honesto…
Ah, e cabe ao presidente da República recolher os mendigos da rua.
É cada cometário de mendigo intelectual aqui…
Está na hora de voltarem com aquele grupo de justiceiros que amarrou um ladraozinho pelo pescoço no poste da zona sul. Juntem uma rapazeada boa com pedaços de madeira e façam a limpa no seu bairro, expulsem os cracudos e ladrões (diferente de moradores de rua). Aqui no meu bairro esses vermes não se criam, muito menos os acéfalos que os defendem!
O aumento dos números de moradores de rua é fruto da ausência total de políticas públicas coordenadas entre o município, o estado e a união. Falta política de assistência e de saúde publica. Associações civis e religiosas têm ações mais efetivas que o poder público no sentido de amparar e dar abrigo à população de rua.
O aumento da fome, a ausência de trabalho, o transporte público caro e a disseminação das drogas que afeta milhares de famílias estão entre os fatores de aumento da miséria e da pobreza. Mas, a solução não é “deslocar” essas pessoas de um ponto ao outro ou encarcerá-las ou serem tratadas como seres sub-humanos, os fascistas faziam assim.
As perguntas são: cadê os programas de erradicação da fome no país? Cadê a assistência social e o SINE atuando conjuntamente na população de rua? Cadê a saúde pública?
Como mencionado, acertadamente, na matéria, o morador de rua não pode ser conduzido a qualquer lugar sem seu consentimento, salvo em casos de flagrante delito. Somando-se a isso o fato de que a grande maioria NÃO QUER (falo com conhecimento de causa, pois passo diariamente pelos Arcos da Lapa, onde há grande e crescente concentração de moradores de rua, e já presenciei diversas situações de recusa), chegamos à conclusão de que a mera criação de mais programas de assistência não resolvem o problema. Não sou especialista, desconheço a solução, mas acho que é necessário uma análise bem mais profunda.
E com a alta da inflação, desemprego com esse desgoverno que temos, sem políticas sociais, cada vez mais terá mais pessoas nas ruas . Sem dignidade, e assistência, acabam doentes, inclusive com transtornos psicológicos.
Políticas públicas sociais são urgentes! Antes que todo País adoeça
É verdade, antes do Bolsonaro não existiam mendigos na rua, a economia do pais era pujante, o Rio era uma cidade sem crimes e o ladrão de 9 dedos honesto…
Ah, e cabe ao presidente da República recolher os mendigos da rua.
É cada cometário de mendigo intelectual aqui…
No abandonado e escuro Terminal de Ônibus Auxiliares do BRT Jardim Oceânico, entre a Estação de Metrô e a Estação do BRT do mesmo bairro da Barra da Tijuca-RJ, moram vários drogados agressivos que fazem suas necessidades ali mesmo e se o órgão competente é acionado, mostram sua incompetência em gestão, tendo os moradores e lojistas, que pagam IPTU de alto valor, como: RESTAURANTE ECTORE, RESTAURANTE ACADEMIA DA CACHAÇA, CANDY’S, WEEWORK , IBMEC e outros comerciantes do CONDADO DO CAISCAIS, arriscam suas vidas passando pelo local sem a garantia de segurança no seu ir e vir como estabelecem as leis. O dito Terminal é uma construção sem licenças e super faturado como comprovam os fatos e fotos da época. Tal terminal foi construído na AV. Nuta James. JARDIM OCEÂNICO. MUITA ATENÇÃO E CUIDADO AO PASSAR NO LOCAL.
O número de moradores de ruas, a cada dia se multiplica, se drogam o dia inteiro, e com a inerte das autoridades, roubam, matam etc etc . não a interesse dos governantes de entrar com uma medida compulsória e recolher, esse moradores de rua e da uma assistência. Sempre acampar próximo a comunidades aonde o uso do crack, E mais fácil para o consumo.. complicado!
Exatamente… pior são as ditas autoridades que só aparecem de papagaio de pirata p se manter na campanha. Arregaçar as mangas e ajudar mesmo numa estratégia p matar o mal p raiz não querem pq até o pessoal do morro que vende crack é eleitor.
Ano passado na Lapa levei um soco no rosto de uma moradora de rua por ter rido dela ter mostrado suas partes íntimas pra outras pessoas, bem na Escadaria Selaron.
Ao não conseguir encontrar policiais, liguei pra polícia, que nas exatas palavras me disse “se não consegue revidar, sai correndo”.
É, difícil.
O engraçado é que estes meliantes só atacam crianças, mulheres e idosos. Ninguém ataca um lutador de artes marciais ou um cara grande e forte. Por que será ?
Verdade,verdadeira é isso aí Ilen Galvão Ninguém sabe qual a receita pra acabar com tudo isso. Moradores de rua, Cracudos Ladrões etc…