Foto: Reprodução/Internet

O Aeroporto Internacional do Galeão, na Zona Norte do Rio, passa por momentos de dificuldades provocados, sobretudo, pela pandemia da Covid-19. Segundo informou o jornalista Ancelmo Gois, durante o mês de março, o terminal vai usar apenas 20% da sua capacidade doméstica.

Outro fator que agrava a saúde financeira do Tom Jobim, é que ele não terá conexão com o Sul do Brasil. Esse panorama, dificulta, por exemplo, o retorno da companhia aérea alemã Lufthansa, entre outras empresas internacionais do setor, que dependem dos passageiros dessas estados.

Governo quer RIOgaleão como o principal aeroporto do país

“Na tentativa de reverter esse cenário, o Governo do Rio pretende realizar uma série de ações para estimular o aumento de voos no Aeroporto Internacional Tom Jobim. Segundo o secretário estadual de transportes, Delmo Pinho, a intenção é que o RIOgaleão possa voltar a ser o principal aeroporto do país. A informação é do Diário do Porto.

Em nota enviada ao DIÁRIO DO RIO, a administração do Aeroporto Internacional Tom Jobim informou que “o Rio de Janeiro dispõe no RIOgaleão de uma infraestrutura pronta e com vocação para ser um dos principais hubs da América do Sul, gerando emprego e renda para o Estado.

No entanto, mesmo sendo o segundo mercado do país, o Rio de Janeiro se transformou em um alimentador de hubs para voos domésticos e internacionais de outros aeroportos, situação que também impacta a logística de carga aérea do Rio de Janeiro.

Atuamos sempre para recuperar a verdadeira relevância da cidade no sistema de transporte aéreo nacional e internacional.

Atualmente, o RIOgaleão é controlado pela Changi Airport de Singapura, eleito há 8 anos consecutivos o melhor operador aeroportuário do mundo”.

18 COMENTÁRIOS

  1. Devolve pára Infraero…essa administração atusl não entende de nada…bando urubus sem conhecimento aeroportuário..privatizaram por pressões políticas sem pensar no país…empresas que só vizam lucros absurdos e se estrepam no desconhecimento…o que falta e gestão aeroportuária.

  2. Tudo culpa desses traficantes dos infernos que estão acabando com a nossa cidade se não fosse essas pragas que surgiram das profundezas do inferno nada disso estaria acontecendo culpa também dos governates que entregaram nossa cidade nas mão dos bandidos culpa da justiça que só protege o bandido e fode o cidadão de bem prende hj e solta amanhã como um país que o bandido mata um homem as cameras de segurança filman a cara dele e o ato e justica manda solta pq não pegou em fragrante depois dos policiais darem a vida pra prender vai pra frente? se tivesse condições já teria indo embora desse país eu amo muito o brasil mais já não aguento mais bandidos matarem as pessoas e nada acontecer

  3. E olha que a Itapemirim havia anunciado ano passado que um de seus hubs seria no Galeão, mas trocaram para BH. Triste a situação do Galeão, quem achava que por ser administrado pela Changi o aeroporto iria bombar, engano.

  4. Prezados,
    O sucesso de Galeão passa pela vontade política do Governo Estadual com apoio do governo federal.
    O incremento do aeroporto deve ser precedido pela redução dos tributos sobre o combustível de aviação e outros tributos estaduais e municipais que incidem sobre as empresas aéreas que se utilizem desse equipamento.
    Também deve ser dada atenção especial para o deslocamento ao aeroporto. Certamente o metrô que ligue até o aeroporto é fundamental para mitigar o problema da violência urbana.

  5. Boa Tarde

    Faz um favor para a cidade do Rio de Janeiro !

    DEVOLVE PARA INFRAERO PELO AMOR DE DEUS

    AS TAXAS QUE VOCÊS cobram são os mais caros do mundo

    Além do ICMS em cima do combustível de 19% s

    Só aí já assusta

    • com certeza,vergonha,devolva pra Infraero,nossa cidade mal administrada,cercada de bandidos por todos os lados,o que se pode esperar??triste!!

  6. Cara deixa de ser burro essa história de fluxo empresarial já está batida,o Rio de janeiro recebe turistas do mundo inteiro e outra o Brasil não é só São Paulo de uns anos pra cá outras capitais estão ganhando relevância no mercado aerio internacional,essa história de tudo ser em São Paulo não dá mais eu particularmente uso muito o galeão pra ir pra casa do meu pai na Holanda e graças a Deus esse vôo continua lá no Rio o Santos Dumont tem que servir mais a ponte aérea e alguns vôos nacionais o galeão é maior e mais confortável! O Rio não tem o tanto de empresas que tem em São Paulo até porquê é menor más é o segundo maior pólo empresário do país muitas multinacionais estão sediadas lá, culpa disso foram os governos anteriores que focaram tudo em uma cidade só e as outras ficaram abandonadas o Brasil nunca vai se desenvolver se essa política regional não acabar

    • Tiago, eu e muitos que moram aqui na zona sul não querem mais ir para o Galeão, tem uns amigos que quando vão para o exterior preferem iniciar no Santos Dumont fazer conexão para Guarulhos/são paulo e depois em Guarulhos pegar o voo para o exterior. Ninguém na ZonaSul e Barra da Tijuc não quer mais andar em local que tem tiroteio quase todo dia.

      • Maria Claudia não entendi! Vc não passa pela CDD / Gardenia p sair da barra? Lá tem mto mais interdição de via e tiroteios do q linha vermelha!
        Vc faz sempre zona sul e centro? Não passa na rocinha né!?

  7. Galeão com acesso extremamente complicado, só o BRT vai lá num trajeto longo e perigoso, passageiro acaba tendo que ir de Uber, o que sai caríssimo e tão perigoso quanto. Ou melhoram o acesso a esse aeroporto, ou ele está fadado a sucumbir.

    • Passo sim , mas é muito mais seguro que ir para a violenta ilha do governador para viajar, quero viajar e não morrer de não perdida ,.galeao nunca mais.

  8. Muito melhor viajar pelo Santos Dumont , moro na zona sul e fica muito mais rápido chegar em minha residência,, fora que para chegar ao Galeão preciso me expor a passar em locais super violentos como favela da maré, linha vermelha , Av Brasil e linha amarela . E para piorar a ilha do governador virou uma faixa de gaza. E o.mais bonito é a decolagem pelo Santos Dumont que é uma fantástica imagem aérea dos mais bonitos locais do Rio de Janeiro.

    • Pra vc a beleza é só da vista da sua janelinha de casa né? Na zona sul, não tem favela ? Não tem violência? Não tem assalto? Não tem roubo? Ou é mais uma fútil metida a intelectual, mas sim
      analfabeta social.

      • Caro Vitor , Você vê o pão de açúcar numa incrível imagem , o Cristo redentor de pertinho e as praias de Niterói e Rio de Janeiro e somente na janelinha do avião que parte do Santos Dumont vc vê essas maravilhosas paisagens , Galeão Nunca mais.

  9. Jamais voltará a ser o principal aeroporto do país porque o Rio não tem tanto fluxo empresarial como SP. Mas é claro, há espaço pra recuperação se o Rio se reerguer.

    • Cara deixa de ser burro essa história de fluxo empresarial já está batida,o Rio de janeiro recebe turistas do mundo inteiro e outra o Brasil não é só São Paulo de uns anos pra cá outras capitais estão ganhando relevância no mercado aerio internacional,essa história de tudo ser em São Paulo não dá mais eu particularmente uso muito o galeão pra ir pra casa do meu pai na Holanda e graças a Deus esse vôo continua lá no Rio o Santos Dumont tem que servir mais a ponte aérea e alguns vôos nacionais o galeão é maior e mais confortável! O Rio não tem o tanto de empresas que tem em São Paulo até porquê é menor más é o segundo maior pólo empresário do país muitas multinacionais estão sediadas lá, culpa disso foram os governos anteriores que focaram tudo em uma cidade só e as outras ficaram abandonadas o Brasil nunca vai se desenvolver se essa política regional não acabar

      • Tiago, saia de sua bolha carioca bairrista e veja a realidade: hoje SP recebe mais turistas internacionais que o Rio. SP tem bem mais quartos de hotel que o Rio. O fluxo internacional está cada vez mais concentrado em SP (Gru/Viracopos). Em janeiro o Galeão foi rebaixado para o 11 aeroporto em número de passageiros! Inacreditável! E tem carioca sonhando com o Galeão ser o grande hub da América do Sul. Chega a ser ridículo!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui