MAM recebe encontro sobre luto e cuidados paliativos

"Vamos falar sobre isso?" é um projeto que visa discutir temas sensíveis à condição humana. O programa foi criado, em 2016, e está na 36ª edição

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Evento sobre morte e cuidados paliativos realizado pela Prefeitura do Rio / Divulgação

O Museu de Arte Moderna do Rio (MAM) recebeu, na última segunda-feira (30), a 36° edição do projeto “Vamos Falar Sobre Isso?”, para falar sobre o processo do luto e de cuidados paliativos. O evento é uma inciativa da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, entidade atrelada à Prefeitura do Rio de Janeiro, em parceria com o Museu do Amanhã.

No debate, os participantes tiveram a chance de discutir estratégias de enfrentamento dos momentos finais de doenças graves, bem como lidar com a perda de um ente querido.

O titular da pasta, Junior da Lucinha (PSDB), destacou a importância de abordar temas tão sensíveis na vida das pessoas, especialmente dos idosos, que são os que mais precisam de apoio nesta etapa da vida.

“Reconheço a importância de abordar temas sensíveis como luto e cuidados paliativos. Nossa missão é garantir que os cidadãos idosos recebam o apoio necessário em todas as fases da vida, incluindo momentos de perda e enfrentamento de doenças graves”, disse o vereador.

Advertisement

O evento, que contou com a participação de mais de 80 pessoas, registrou a participação de especialistas de várias áreas envolvidas no tratamento de pacientes em estado grave ou terminal. Entre os palestrantes estavam Jaqueline Cabral, especialista em oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA); Daniel da Silva, mestre em enfermagem; Vanessa Reis, psicóloga; Cláudia Porto, assistente social e professora de Yoga; e a atriz, poeta e escritora, Lívia Prado.

O “Vamos Falar Sobre Isso?” foi criado, em 2016, com o intuito de realizar discussões sobre mediação social, em equipamentos culturais da cidade. A próxima edição do projeto acontecerá em julho.

As informações são da rádio Tupi.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MAM recebe encontro sobre luto e cuidados paliativos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui