MAM Rio oferece oficinas com integrantes da Mangueira durante o mês de janeiro

Com curadoria do carnavalesco Leandro Vieira, o evento conta com participação de Mestre Wesley e Evelyn Bastos, entre outros nomes da verde e rosa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Instragram

O Museu de Arte Moderna do Rio (MAM Rio) oferece em todas as sextas-feiras do mês de janeiro, oficinas com os principais integrantes da Mangueira. A programação do MAM de Verão e marca a reabertura do Bloco Escola do MAM Rio. O projeto começa este mês, mas ainda permanecerá em fevereiro, quando marcará as atividades de não Carnaval no MAM de Verão.

O evento conta com a participação de mestres e artistas dos diferentes saberes que constituem a Estação Primeira de Mangueira. Na ocasião, serão apresentadas oficinas nas quais os artistas irão dialogar com elementos em torno do samba enquanto matriz de um processo histórico e cultural e da dança como experiência ancestral, sempre das 14 h às 16 h.

A programação inclui uma série de oficinas, seminários e performances desenvolvidas pelo curador convidado e carnavalesco da Mangueira Leandro Vieira, com expoentes da escola de samba. Em paralelo, acontece a exposição Hélio Oiticica: a dança na minha experiência, em cartaz no MAM Rio até 7 de março.

No dia 15/01 haverá oficina de percussão com Mestre Wesley. A aula será coletiva e serão abordados os fundamentos rítmicos dos instrumentos – suas origens e aplicações rítmicas – conduzirão uma viagem musical ao “coração” dos grêmios: a Bateria.

Advertisement

Já no dia 22/01, é a vez da oficina com o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Matheus Olivério e Squel Jorgea. Descendentes de uma linhagem ancestral de sambistas. A neta e o filho do lendário diretor de harmonia, compositor e intérprete Xangô da Mangueira, conduzem oficialmente o pavilhão da escola na avenida de desfiles. Representantes de uma dinastia de casais que guardam as tradições do bailado da dança do casal de mestre-sala e porta-bandeira, a dupla ministrará a oficina que, além de introduzir aspectos históricos e sociais da dança, dividirão saberes técnicos associados à prática do bailado.

A última oficina de janeiro, no dia 29/01, será conduzida por Evelyn Bastos.  Nascida e criada no morro da Mangueira, a rainha de bateria da verde e rosa ministrará aulas de samba no pé, tendo como ponto de partida sua experiência pessoal acumulada através de anos dedicados à prática.

A organização do evento explica que todas as ações estão organizadas segundo os protocolos de segurança e saúde recomendados pelas autoridades sanitárias. Serão apenas oito participantes por oficina (acompanhados por um responsável cada. Não haverá compartilhamento de material entre os participantes e será mantido distanciamento social. Mais informações podem ser obtidas no site do MAM Rio. MAM Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MAM Rio oferece oficinas com integrantes da Mangueira durante o mês de janeiro
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui