MAM Rio tem programação especial no mês da Consciência Negra

Programação do museu se estende até o dia 30 com projeções ao ar livre, mesas redondas, cursos e palestras

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fabio Souza

A questão da racialização é um elemento fundamental dentro do atual processo de renovação do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), muito presente nas considerações do museu sobre as programações e nas relações estabelecidas dentro e fora da instituição. No mês de novembro, por ocasião do Dia da Consciência Negra (20/11), a programação se estenderá até o dia 30, com a proposta de debater questões raciais em forma de projeções de cinema, mesas redondas, cursos e palestras. 

No Dia da Consciência Negra (20/11), às 18h, será realizado o debate presencial “Expressão e Documentação da Cultura Negra Brasileira”, na área externa do museu, com participação do cineasta Jom Tob Azulay, do músico, percussionista e pesquisador Djalma Correa, da diretora artística do MAM, Keyna Eleison, e do diretor do Festival 1666, Rodrigo Sousa & Sousa. Após o debate, será exibida a versão digital restaurada em 4K do documentário “Os Doces Bárbaros“, às 19h.

Com capacidade para 50 pessoas, cada assento será higienizado e posicionado com o devido distanciamento. Será a primeira sessão presencial e ao ar livre da Cinemateca desde o início da pandemia. Os ingressos estarão disponíveis pelo site, com contribuição sugerida e opção de gratuidade.

“O debate recupera a participação do cinema e da arte na criação de registros mais sistemáticos e diretos das manifestações socioculturais afro-brasileiras. Os filmes do Jom Tob, as gravações de Djalma e a interpretação de Macalé no filme ‘Amuleto de Ogum’ deram maior visibilidade à presença negra na sociedade brasileira, dentro de uma perspectiva que valorizava tanto a expressão quanto a constituição de acervos em torno das vivências cotidianas, religiosas e artísticas”, afirma o gerente da Cinemateca, Hernani Heffner.

Advertisement

No dia seguinte (21/11), Gilberto Gil volta à tela da Cinemateca, novamente ao ar livre, com a exibição de “Corações a mil”, documentário de Jom Tob Azulay, que acompanha um tour de apresentações do músico e compositor. Primeiro filme brasileiro realizado com som Dolby Stereo, a produção tem a participação de Regina Casé, interpretando a personagem ficcional de tiete.

A Cinemateca é um dos acervos do MAM Rio mais acessados no Brasil. Entendemos que precisamos trazer essa programação a público e, dentro do contexto pandêmico, nada mais consciente do que trazer a programação ao ar livre e integrada à importância desta data”, afirma Eleison, diretora artística do museu. 

Ainda no dia 21, será lançado o ciclo de falas públicas do Programa MAM | Capacete de residências artísticas e pesquisas, com fala da cientista social e pesquisadora Elô Nunes em diálogo com a diretora artística do programa, Camilla Rocha Campos.  A atividade será realizada presencialmente, às 16h, para 30 pessoas, com lugares higienizados e posicionados com o devido distanciamento. Os ingressos estarão disponíveis on-line, com opção de contribuição sugerida ou gratuidade.    

MAM Rio reaberto ao publico foto Fabio Souza MAM Rio tem programação especial no mês da Consciência Negra
Foto: Fabio Souza

Já no dia 23 de novembro, das 19h às 21h, a área de Educação e Participação do MAM Rio inicia o segundo curso para educadores dessa primavera, pela plataforma Zoom para até 95 participantes. As inscrições são realizadas online.

Estão sendo convidados artistas, pesquisadores e educadores para dialogar acerca das questões: É possível descolonizar o currículo, a partir de práticas e olhares negros? Como instaurar questionamentos e ações que apresentam a perspectiva negra como base epistemológica para a arte e a educação?

As aulas serão ministradas por Wanderson Flor do Nascimento, professor de Filosofia da Universidade de Brasília;  Andreza Jorge, artista, ativista e professora do Departamento de Arte Corporal da UFRJ; e Tiago Sant’Anna, artista visual, curador e doutorando em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia. 

O programa “MAM para educadores” oferece cursos que abordam a transversalidade das áreas de educação, arte e cultura, a partir das coleções, exposições e acervos do MAM. O intuito é estreitar os laços entre o museu e a escola, e colaborar com a formação continuada dos profissionais da educação.

Confira a programação completa:

20/11 – Sexta-feira

18h Debate “Expressão e Documentação da Cultura Negra Brasileira”, com a participação do cineasta Jom Tob Azulay, do músico, percussionista e pesquisador Djalma Correa, do cantor, compositor e músico Jards Macalé e do diretor do Festival 1666, Rodrigo Sousa & Sousa. Mediação: Keyna Eleison, diretora artística do MAM.

19h – “Os Doces Bárbaros” (versão digital restaurada em 4K) para a sessão de abertura do Festival 1666.

21/11 – Sábado

FESTIVAL 1666

Sessão da Cinemateca ao ar livre, com 50 lugares. Ingressos com contribuição sugerida e opção de gratuidade. Entrada Livre. Em caso de chuva o evento será mantido.

O Festival 1666 é uma iniciativa do Coletivo Mundo em Foco, com apoio do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, através da Cinemateca do MAM. Em sua segunda edição, ocorrerá de 20 a 29 de novembro de 2020, através de duas programações presenciais nos espaços da Cinemateca e um conjunto de sessões virtuais, que poderão ser acessadas pelo site do Mundo em Foco.

18h30 – Corações a mil 
A retrospectiva Jom Tob Azulay, cineasta homenageado da segunda edição do festival 1666, prossegue de forma presencial com a exibição de “Corações a mil”, documentário que acompanha um tour de apresentações do músico Gilberto Gil.

20h –  Super 8 carioca + Filmes de oficina
A sessão dedicada ao Super 8 carioca revela a pujança de produção com a bitola em pleno século 21, apresentando 12 títulos curtos conjugados com as realizações fruto das duas oficinas oferecidas pelo Festival no mês de outubro, promovendo assim o instrumento criativo a experimentação com a película, o padrão amador e a tecnologia leve, prática e de baixo custo.

Próximas de nós – 16h

Sessão no Espaço de Encontros MAM. Capacidade máxima de 30 lugares. Ingressos com contribuição sugerida e opção de gratuidade. Em caso de chuva o evento será mantido.

21/11 – 16h – Fala da cientista social e pesquisadora Elô Nunes em diálogo com a diretora artística do Programa MAM | Capacete, Camilla Rocha Campos.

23, 24 e 30 de novembro

CURSO MAM PARA EDUCADORES (gratuito)

Sobre como é possível descolonizar o currículo, a partir de práticas e olhares negros. Sessões via Zoom. 95 vagas disponíveis. De 19h às 21h, aulas com Wanderson Flor do Nascimento, Andreza Jorge e Tiago Sant’Anna. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MAM Rio tem programação especial no mês da Consciência Negra
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui