Manancial, centro de inovação socioambiental da Cedae, lança desafio de saneamento para acelerar startups

Até 15 trabalhos poderão ser escolhidos por um comitê técnico para receber apoio financeiro de até R$ 100 mil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Manancial, centro de inovação socioambiental da Cedae, acaba de lançar o 1º Desafio Manancial Cedae, que vai selecionar e acelerar startups que apresentem soluções tecnológicas para desafios reais do setor de saneamento. Até 15 trabalhos poderão ser escolhidos por um comitê técnico para receber apoio financeiro de até R$ 100 mil. O edital de convocação foi publicado e aceitará inscrições de pessoas físicas e startups nacionais e estrangeiras (desde que tenham CNPJ no Brasil). As inscrições devem ser feitas até o dia 28/04 pelo site https://www.cedae.com.br/primeirodesafiomanancial. Na seção, também é possível acessar o edital do 1º Desafio Manancial Cedae, que reúne regras e agenda completa.

O público-alvo são estudantes, profissionais e empreendedores. Com base nos temas escolhidos por meio de metodologias colaborativas pelo corpo técnico da Cedae, os desenvolvedores devem apresentar propostas de soluções, produtos e serviços na forma de projetos de novos processos, aplicações, programas, interfaces programáveis de aplicativos, sistemas de informação, tecnologias emergentes e outras ferramentas relacionadas.

Os trabalhos terão foco na geração de impactos socioambientais e em resultados financeiros positivos de forma sustentável, abrindo novas oportunidades de negócios. Os projetos deverão se basear em quatro temas: soluções inovadoras para reflorestamento ambiental; otimização do uso de insumos químicos para reduzir o custo da produção de água; alternativas inovadoras para tratar resíduos sólidos; e estratégias para reduzir a emissão de gases de efeito estufa em todas as unidades da Cedae, a fim de contabilizar créditos de carbono.

“O Manancial vai apoiar a criação e a aceleração de startups, estimulando o empreendedorismo e desenvolvendo projetos, desde a fase inicial até o estágio final, de comercialização – pontua o diretor-presidente da Cedae, Leonardo Soares, destacando ainda que o desafio foi estruturado para fornecer as melhores condições para o desenvolvimento acelerado dos projetos. – Os proponentes terão acesso a diversas áreas da Cedae para entender os desafios, exercitar suas hipóteses em sessões de design thinking, mentoria de negócios e, então, propor suas soluções. Os temas escolhidos representam desafios reais nas áreas de saneamento e meio ambiente e são aplicáveis para o cenário da Cedae. Nosso objetivo é que as soluções propostas tragam eficiência, redução de custos e geração de empregos, integrando o novo plano de negócios da Companhia, alinhado à agenda ESG (sigla que remete aos fatores ‘Ambiental, Social e Governança’)”, conclui.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Manancial, centro de inovação socioambiental da Cedae, lança desafio de saneamento para acelerar startups
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui