Mangaratiba se torna a 1ª cidade do RJ a autorizar Guarda Municipal armada

Ao todo, Mangaratiba tem 202 guardas municipais, que, a partir de agora, serão devidamente treinados pela Polícia Federal para utilizarem armas de fogo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Guardas municipais de Mangaratiba, na Costa Verde do RJ - Foto: Divulgação/Prefeitura de Mangaratiba

Os vereadores de Mangaratiba, cidade da Costa Verde do Rio de Janeiro, aprovaram, na última terça-feira (22/06), um projeto de lei da própria Prefeitura que autoriza que a Guarda Municipal local utilize armas de fogo.

Vale ressaltar que trata-se do primeiro município fluminense onde os guardas terão direito ao porte legal de arma de fogo, que acontecerá através de um convênio com a Polícia Federal (PF).

”Hoje colocamos definitivamente a Guarda Municipal de Mangaratiba no rol das instituições de segurança pública do estado. Teremos uma Guarda mais independente, efetiva e que vai reforçar o trabalho integrado e de inteligência, que já desempenha com as forças de segurança nacionais e estaduais”, disse o prefeito Alan Campos da Costa, mais conhecido como Alan Bombeiro.

Ao todo, Mangaratiba tem 202 guardas municipais, que, a partir de agora, serão devidamente treinados pela PF para utilizarem as armas. O treinamento consistirá num curso de aproximadamente 600 horas no qual os agentes terão aulas teóricas e práticas, incluindo o curso de tiro. Eles precisarão ser aprovados no processo de formação para terem acesso ao armamento.

Advertisement

”Hoje é dia para ficar registrado na história de Mangaratiba. Há pouco mais de 2 anos, o guarda municipal daqui só tomava conta de prédios públicos, e hoje ele representa um agente de segurança pública, que atua em parceria com as polícias, que efetua prisões em flagrante, cumpre mandados judiciais, entre diversos outros avanços. Armar a Guarda vai dar mais legitimidade para o trabalho da instituição, que passará a atuar de forma mais independente. Temos o orgulho de dizer que seremos a primeira guarda armada do estado e um espelho para as demais cidades”, opinou o secretário de Segurança e Trânsito local, Norberto Marques.

vereadores mangaratiba guarda municipal armada Mangaratiba se torna a 1ª cidade do RJ a autorizar Guarda Municipal armada
Vereadores de Mangaratiba após sessão na Câmara que definiu o armamento da Guarda Municipal local – Foto: Divulgação

De acordo com uma estimativa de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mangaratiba é a 39ª cidade do RJ em quantidade populacional, com 45.220 habitantes. Já em relação à área total, ocupa o 47º lugar, com 367,816km².

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mangaratiba se torna a 1ª cidade do RJ a autorizar Guarda Municipal armada
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Só apoio se for para combater criminosos, se for pra continuar fazendo o mesmo papel de palhaço, prendendo ambulantes e etc, então nem precisa.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui