Manguezais de Itaguaí serão restaurados

A primeira fase do projeto contará com o plantio de 13 mil mudas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação - Prefeitura de Itaguaí

Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Itaguaí mostrou mais uma vez estar engajada quando o assunto é preservação ambiental. Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento (SMMAP) iniciaram, hoje, a restauração de quase um hectare (10 mil metros quadrados) de manguezal, localizado na área conhecida como Frontal das Ilhas, em Coroa Grande.

O projeto, que é inédito no município, tem como objetivo o reflorestamento desta área, que é de propriedade da Prefeitura. Nesta primeira fase, serão plantadas cerca de 13 mil mudas de arvores nativas, especialmente, de área de mangue, mas, no total, cerca de 6 mil hectares serão contemplados. Todo projeto está sendo realizado através de compensação ambiental.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Shayene Barreto, o projeto é de extrema importância para a biodiversidade e, inclusive, para a recuperação da Baía de Sepetiba, que há anos vem sofrendo com a degradação ambiental.

Vemos tantas notícias que mostram o quanto o nosso meio ambiente vem sendo degradado e o meu maior orgulho é ver que Itaguaí está indo na contramão disso. O governo do prefeito Rubão vem buscando a preservação, a sustentabilidade e colocando em prática ações realmente efetivas. Hoje, Itaguaí sai na vanguarda em relação aos municípios no entorno da Baía de Sepetiba, que é de extrema importância para todo o Estado. É gratificante deixar esse legado para a comunidade e para as gerações futuras”, declarou a secretária.

Advertisement

Presente em 338 municípios brasileiros, os manguezais são ecossistemas costeiros de transição entre os ambientes terrestre e marinho. E é conhecido por ser extremamente produtivo, capaz de oferecer serviços ecossistêmicos valiosos e gerar ao Brasil benefícios socioeconômicos estimados em US$ 5 bilhões, especialmente com a pesca, turismo e valor de existência.

Devido a sua elevada biodiversidade, as áreas onde se localizam os mangues são grandes berçários naturais para aves, peixes, moluscos e crustáceos, além de ser um ecossistema importante para combater mudanças climáticas. Isso porque o bioma equilibra a emissão de gases do efeito estufa, retendo 57% mais carbono (CO2) que outras vegetações em seu solo, regulando, assim, o clima do planeta.

A equipe técnica da SMMAP ainda realizou um planejamento remoto sobre outras áreas potenciais dentro do município, que não são propriedade da Prefeitura, para receber este projeto futuramente. Segundo a base de dados, as áreas somadas representam mais de 24 hectares de área degradada.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Manguezais de Itaguaí serão restaurados
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui