Mantendo a tradição de encerrar oficialmente o Carnaval, Monobloco desfila neste domingo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Monobloco - Foto: Taty Larrubia

O Carnaval teve o encerramento de seus trabalhos na última Quarta-feira de Cinzas (26/02), com boa parte das pessoas voltando às suas rotinas depois das 12h, como de praxe.

Porém, para o carioca que ainda quer curtir a atmosfera carnavalesca, há opções de blocos neste final de semana, terminando ”oficialmente” a folia em 2020.

E uma coincidência marca a apresentação do Monobloco, que anualmente desfila no domingo pós-Carnaval.

Mantendo a tradição, o bloco toca no Centro do Rio, mais precisamente na Rua Primeiro de Março, e este ano a data do desfile é justamente a do mesmo nome da rua, no domingo. A concentração tem início às 08h.

Advertisement

Nascido em 2000 para resgatar o movimento dos blocos de rua, o Monobloco começou com uma pequena oficina que ensinava batucada. Fez o seu 1º desfile no Rio de Janeiro ao final do 1º ano de vida, tornando-se oficialmente um bloco de Carnaval. A partir daí, ano após ano, o Monobloco passou a reunir cada vez mais foliões, mudando de itinerário à medida que seu público crescia, arrastando multidões em seus desfiles.

Muito além de um bloco do Carnaval de rua, o Monobloco forma percussionistas nas oficinas e workshops que ministra de forma permanente, nas três cidades onde desfila: São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, onde tudo começou. Os ritmistas dão identidade local à proposta do Monobloco, fazendo das baterias referência no carnaval de rua. O grupo chega aos 20 anos como um movimento musical brasileiro colaborativo, que transforma o indivíduo em coletivoatravés da música.

Sobre a trajetória de 20 Carnavais, Pedro Luís, um dos fundadores do Monobloco, comentou as mudanças do início do bloco até hoje.

”Tudo já pulsa diferente de duas décadas atrás, mas o som do tambor e seu magnetismo são indiscutíveis: a massa vem atrás, atraída pela linguagem da interação, do descompromisso, questionando com ‘porque parou’, ansiando pelo ‘só mais um pouco’. Afinal, é Carnaval. E o que pra nós é ano inteiro, pra quem segue o cortejo tem final. Pra nós é sempre recomeço, já há 20 anos e nos próximos 20”, disse ele.

Taty Larrubia 1 Mantendo a tradição de encerrar oficialmente o Carnaval, Monobloco desfila neste domingo
Pedro Luís, um dos fundadores do Monobloco, ao centro, de óculos – Foto: Taty Larrubia

Uma nova identidade visual, criada pela agência 6D, dá continuidade à estética urbana da identidade visual original do Monobloco, agora buscando inspiração nos cartazes ”lambe-lambe”.

Celso Alvim, um dos fundadores do bloco e maestro das baterias, falou sobre a importância do que ele chama de ”batuqueiros”.

”A força motriz do Monobloco, que nos fez chegar até aqui, 20 anos depois, são os batuqueiros. Gente que se aproxima da música, do Carnaval, da rua e descobre o prazer de tocar bem. São eles que nos moverão rumo aos próximos 20 anos”, contou Celso.

Thais Macedo segue à frente do desfile, no posto de Rainha da Bateria. A charanga, formada por um potente naipe de metais, que esteve presente nos 2 ensaios na Fundição Progresso, vai aquecer o público no início do desfile.

No repertório do Carnaval 2.0 do Monobloco, além do novo single ”Esse Meu Rio”, a mistura de estilos segue prevalecendo: ”Pro Dia Nascer Feliz”, ”Explode Coração”, ”Onda Diferente”, ”Descobridor dos Sete Mares”, ”Sonífera Ilha”, ”Toda Forma de Amor”, além de clássicos do repertório do Monobloco, como ”Taj Mahal”, ”Fio Maravilha” e ”É Hoje” estão garantidos no desfile.

Paco do Ouvidor Mantendo a tradição de encerrar oficialmente o Carnaval, Monobloco desfila neste domingo
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

SERVIÇO

Monobloco – Carnaval 2020

Data: 01 de março (domingo)
Horário: 08h
Local: Rua Primeiro de Março – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Entrada: Gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mantendo a tradição de encerrar oficialmente o Carnaval, Monobloco desfila neste domingo
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui