Mapa de Risco da Covid-19: Rio de Janeiro está em bandeira verde

No período analisado, o número de internações caiu 48% e os óbitos reduziram 57,7%

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A 78ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta quinta-feira (21/04) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que pela sétima semana consecutiva o estado do Rio de Janeiro está em bandeira verde, de risco muito baixo para Covid-19. A análise faz a comparação da décima quinta semana epidemiológica (SE 15) deste ano, de 10 a 16 de abril, com a décima terceira semana (SE 13), de 27 de março a 4 de abril.

O mapa desta semana mostra que as regiões da Baía de Ilha Grande, Baixada Litorânea, Metropolitana I, Norte, Noroeste, Centro Sul Fluminense e Serrana se encontram com bandeira verde (risco muito baixo). As regiões do Médio Paraíba e Metropolitana II permaneceram com bandeira amarela (risco baixo).

“Estamos em um momento de queda sustentada do cenário epidemiológico da Covid-19 no estado. Todas as regiões estão em risco baixo ou muito baixo para a doença. Apesar disso, é importante que as pessoas retornem aos postos de saúde para completar o esquema vacinal. Além disso, os idosos com 80 anos ou mais devem receber a dose adicional de reforço”, ressalta o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe. 

No período analisado, o número de internações caiu 48%, saindo de 31 internações na SE 13, para 16, na SE 15. Os óbitos reduziram 57,7%, passando de 26 óbitos, na SE 13, para 11, na SE 15. Os indicadores apontaram que, no período de 12 a 19 de abril, a taxa de positividade para SARS-CoV-2 em testes RT-PCR foi de 1%.

Advertisement

Nesta quarta-feira (20.04), a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 estava em 19% para UTI e 16% para enfermaria. A média móvel de atendimentos a casos de síndrome gripal em Unidades de Pronto Atendimento(UPA) no período de 12 a 19 abril foi de 267 por dia. O dado corresponde a uma queda de 9,46% nos atendimentos de síndrome gripal nos últimos 14 dias. A média de solicitações de internação no período de 14 a 20 abril foi de 6 pedidos, o que indica redução de 25% de solicitações. Já a média da fila de espera para internação no período de 14 a 20 abril foi de 5 pessoas, indicando uma queda de 15% nos últimos 14 dias.  

Nesta edição do Mapa de Risco, 9 municípios foram classificados em risco muito baixo (bandeira verde) e 83 municípios classificados em risco baixo (bandeira amarela).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mapa de Risco da Covid-19: Rio de Janeiro está em bandeira verde
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui