Mapa interativo detalha atuação de facções criminosas no Rio e ultrapassa 4,9 milhões de visualizações

Criador da ferramenta afirma que objetivo é ajudar motoboys e motoristas de aplicativo a evitarem áreas de risco

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Um mapa interativo que indica as áreas de atuação das facções criminosas no Rio de Janeiro tem ganhado destaque nas redes sociais, como X (ex-Twitter), Reddit e Telegram. Criado pelo canal Pega Visão RJ em 2 de maio de 2024, o mapa já acumulou 4.943.464 visualizações no Google Maps.

Embora tenha sido elaborado em maio, o link da ferramenta foi compartilhado pela primeira vez no grupo do Telegram do Pega Visão RJ em 11 de junho de 2024. As informações são do Poder 360.

Facções mapeadas

O mapa apresenta a suposta divisão territorial dos principais grupos criminosos do Rio, identificados por cores e siglas:

  • Comando Vermelho (CV) – vermelho
  • Terceiro Comando Puro (TCP) – verde
  • Amigos dos Amigos (ADA) – amarelo
  • Milícia do Zinho (antiga Liga da Justiça) – sem cor específica
  • Milícias independentes (CL, Milícia de Nova Iguaçu, Milícia do Campinho, entre outras)

As informações do mapa são frequentemente atualizadas e compartilhadas no canal do Telegram do Pega Visão RJ, servindo como referência para indicar localizações de notícias e incidentes na cidade.

Quem criou o mapa?

O Pega Visão RJ é um perfil que cobre ocorrências criminais e operações policiais em comunidades cariocas. Criado em 25 de janeiro de 2024, o canal possui atualmente 21 mil inscritos no Telegram e 100,6 mil seguidores no X (ex-Twitter).

Em entrevista ao Poder360, o administrador do canal — que preferiu não se identificar — afirmou que a ideia surgiu para “ajudar amigos motoboys” a evitarem áreas dominadas por facções rivais. “Os moradores entram em contato conosco e informam quais ruas estão sob domínio dos criminosos. Nós, então, atualizamos o mapa”, explicou.

Segundo ele, motoristas e entregadores correm riscos mesmo sem ligação com o crime organizado. “Aqui no Rio, só o fato de você morar em área de uma facção rival já pode ser motivo para ser morto”, afirmou.

A ferramenta foi criada no Google Maps, permitindo edição para a atualização constante das informações. O responsável pelo canal declarou que, além de sua experiência pessoal nas comunidades, um grupo de contatos espalhados pelo Rio colabora para manter o mapa preciso.

Relação com autoridades

O administrador do Pega Visão RJ afirmou que nunca entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro (SSP-RJ) para compartilhar a ferramenta, alegando falta de confiança na corporação. “Sei que existem policiais honestos, mas não temos como saber quem são. Todos os dias recebemos vídeos e informações sobre agentes corruptos auxiliando criminosos”, disse.

Comparação com o estudo do Instituto Fogo Cruzado

O Pega Visão RJ também criticou um levantamento realizado pelo Instituto Fogo Cruzado, que mapeia facções criminosas no Rio com um método semelhante. Segundo o canal, a projeção do Fogo Cruzado teria erros e expansões territoriais imprecisas.

O estudo, atualizado em setembro de 2024, apontou que 18,2% da área urbana habitada da região metropolitana do Rio esteve sob o domínio de grupos armados em 2023.

O Poder360 entrou em contato com o Instituto Fogo Cruzado e com a SSP-RJ para obter um posicionamento sobre o tema, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mapa interativo detalha atuação de facções criminosas no Rio e ultrapassa 4,9 milhões de visualizações

10 COMENTÁRIOS

  1. Aqui o administrador foi preciso:

    “Sei que existem policiais honestos, mas não temos como saber quem são. Todos os dias recebemos vídeos e informações sobre agentes corruptos auxiliando criminosos”

    PM = bandido ou miliciano, que dá no mesmo.

    Eu não devo nada a justiça, mas eu atravesso a rua ao ver um PM. A polícia é um instituição que repele a população ao invés de trazer confiança.

    Se um PM sisma com vc, ele arma um flagrante e te põe na cadeia fácil.

    Um tapa na cara na incompetência do Cláudio Castro. Um cidadão comum tem informações de inteligência que talvez a PM não tenha. E ela revela um dado assustador: quase 20% do território carioca está tomado por bandidos.

    Certamente vai ter alguém aqui que vai culpar alguém e não assumir que gov Cláudio Castro e sua PM são omissos e incompetentes.

  2. Pelo visto vc é mais um idiota que elogia e defende politico ladrão.

    Condecorar milicianos é tipico da corja bolsonarista que idolatra Adriano da Nobrega, Lessa, Queiroz, e toda esta corja de bandidos.

    Na falta de argumento, resta a um idiota como você ofender e mentir.

    Uma vez que seu papa e sua mama não lhe deram educação, talvez faziam parte da milicia, não desanime, pode tentar um supletivo para idosos.

  3. E pensar que temos politicos no comando do governo que apoiavam milicias e distribuiam medalhas e condecorações para os milicianos.
    O resultado mais que previst esta ai.

    • Condecorações para policiais que cancelam CPF deveriam ser compulsórias e agraciadas mensalmente mas pelo jeito você é da escória que apóia marginal! Enche a boca para falar de miliciano mas apóia bandidagem, especialemente corruptos e ladrões do Erário!!

      Pela sua escrita de analfabeto funcional já ficou claro que não passas de uma doutrinado abjeto que provavelmente nunca viu os córneos do seu papai ou sabe o paradeiro da sua mamãe!

    • Quem roubou o Brasil, o dinheiro público, foi preso, provado e comprovado vc apoia? qual a diferença das facções carioca, com a facão Pt.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui