O Museu de Arte do Rio (MAR), como parte da programação da exposição “Mulheres na Coleção MAR”, sob a gestão do Instituto Odeon, apresenta no dia 12/12, quarta-feira, às 17h, o projeto Odiolândia, de Giselle Beiguelman. O caso envolvendo as mortes de Marielle Franco e Anderson Gomes será destaque.

Iniciado em 2017, o trabalho compila reações publicadas na Internet sobre acontecimentos recentes que mobilizaram o país. No auditório do MAR, a artista fará a 1º leitura performática do inédito “Odiolândia: Marielle Franco”, elaborado com base nos comentários a respeito do assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, em março deste ano.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2018/11/index.html”]
Cada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no Centro do Rio.
Passa no Paço.

Em seguida, Beiguelman exibirá a primeira parte do projeto, o vídeo “Odiolândia” (2017), pensado durante o acompanhamento das postagens sobre as ações policiais realizadas na área da cidade de São Paulo conhecida como Cracolândia.

“Isso foi a matéria prima da minha instalação. A culpabilização das vítimas, o desejo de ver os mesmos destinos trágicos expandidos a outras minorias, como migrantes nordestinos, gays e sem-terra, é recorrente. A demanda pela liberação do porte de armas, a pena de morte, a intervenção militar repete-se como um mantra capaz de solucionar tudo”, explica Giselle Beiguelman.

Ao fim das apresentações, haverá roda de debate entre a artista, Eliana Sousa e Silva e Eduardo de Jesus.

Programação

– 1ª leitura performática de Odiolândia: Marielle Franco
Neste trabalho inédito, a artista lê uma seleção de comentários sobre a morte da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes.

– Exibição da obra Odiolândia (2017)
Instalação incorporada recentemente ao acervo do MAR, que compila reações do público à violenta operação realizada na cracolândia de São Paulo em 2017.

– Mesa de conversa com a artista Giselle Beiguelman
Debatedores: Eliana Sousa Silva e Eduardo de Jesus

Serviço:
Horário: 17h
Endereço: Praça Mauá, 5, Centro. CEP 20081-240 – Rio de Janeiro/RJ.
(21) 3031 2741
Entrada gratuita

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui