Mar destrói barragem de contenção em Atafona; água atinge casas em São João da Barra

A contenção havia sido reforçada para proteger as casas próximas à orla. A previsão da Marinha era de ondas de 3 a 5 metros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Água invadiu casas na região | Foto: Reprodução/G1

Na madrugada desta sexta-feira (30/07), uma barragem de contenção de areia foi destruída na orla do Pontal de Afatona, em São João da Barra, no Norte Fluminense, por conta da força do mar. A Defesa Civil do município informou que dez quintais e cinco casas foram inundadas.

As equipes da Defesa Civil e das secretarias de Meio Ambiente e Assistência Social estiveram no local. Segundo as equipes, não houve registros de desabrigados nem desalojados.

WhatsApp Image 2021 07 30 at 13.12.12 Mar destrói barragem de contenção em Atafona; água atinge casas em São João da Barra
Água invadiu casas na região | Foto: Reprodução/G1

Já havia previsão de ventos fortes e ressaca, com base em dados divulgados pela Marinha do Brasil, motivo pelo qual as prefeituras de Campos dos Goytacazes e São João da Barra já tinham emitido alerta no início da semana. A contenção havia sido reforçada para proteger as casas próximas à orla, mas não resistiu com a força das ondas. A previsão da Marinha era de ondas de 3 a 5 metros.

Atafona é uma cidade balneário que tem sido gradualmente engolido pelo mar há cerca de 40 anos. A Avenida Beira Mar, como era chamada a principal via da cidade, já foi engolida pelas águas e, junto com ela mais de 200 casa e lojas – cerca de 14 quarteirões – também sumiram durante as últimas décadas.

Advertisement

Os primeiros registros de erosão costeira em Atafona são de 1954, na Ilha da Convivência, que hoje já foi praticamente toda engolida. Na praia de Atafona, o evento veio a ocorrer cerca de cinco anos depois, mas a destruição se intensificou na década de 1970 e não parou até os dias de hoje. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mar destrói barragem de contenção em Atafona; água atinge casas em São João da Barra
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui