MAR é palco da FLIP-FLUP e celebra o pensamento anticolonial

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Museu de Arte do Rio (MAR), será palco de um dia inteiro dedicado à importância do pensamento anticolonial com o encontro de dois badalados eventos literários, a FLIP-FLUP. O encontro acontece nesta segunda-feira (15/10), um dia após o fim da Festa Literária de Paraty, e antecipa a Festa Literária das Periferias, que acontece em outubro deste ano.

As atividades têm início às 10h e vão reunir autores como Grada Kilomba (Portugal), Grace Passô (Brasil), Nina George (Alemanha), Joelle Taylor (Reino Unido) e Hermano Vianna (Brasil), entre outros. Na segunda-feira do evento, o Pavilhão de Exposições do MAR estará excepcionalmente aberto ao público para visitação, com entrada gratuita, das 10h às 17h.

Paco do Ouvidor MAR é palco da FLIP-FLUP e celebra o pensamento anticolonial
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

A programação traz uma série de encontros que prometem provocar o público presente. Logo na primeira mesa, às 10h, Antonio Forcellino, Jesper Stub Johnsen, Juan Manuel Bonet e Mário Chagas trazem à tona questionamentos sobre o modo de construção dos acervos das instituições, sob medição do diretor cultural do MAR, Evandro Salles. Em seguida, às 14h, Hermano Vianna, Kalaf Epalanga e Quito Ribeiro, mediados por Julio Ludemir, conversam sobre os deslocamentos culturais.

Advertisement

Os dois últimos encontros colocarão o feminismo em pauta. Às 16h, Grace Passô, Nina George e Joelle Taylor se reúnem à Izabela Pucu, que faz a mediação, para falar sobre a importância de se levar em consideração a questão da diversidade. Já às 18h, acontece a mesa em que se espera mais público, com Flávia Oliveira e Grada Kilomba, que está lançando seu aclamado livro “Memórias da Plantação: episódios do racismo cotidiano” no Brasil, conversam sobre o feminismo negro, com mediação de Ana Paula Lisboa. 

“Realizar a FLIP::FLUP no MAR, assim como as demais atividades integradas na FLUP, nos ajuda a aprofundar a dimensão pública de nosso trabalho; nos permite ainda enfrentar o racismo e o machismo que estão na estrutura de nossa sociedade e avançar no sentido da tão necessária democracia cultural”, completa Izabela Pucu, coordenadora de educação do MAR.

Finalizando a edição de 2019 da FLIP-FLUP, acontece uma noite de autógrafos da autora Grada Kilomba na Casa Porto (Largo São Francisco da Prainha, 4). A programão completa e as inscrições estão no site.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MAR é palco da FLIP-FLUP e celebra o pensamento anticolonial
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 MAR é palco da FLIP-FLUP e celebra o pensamento anticolonial
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui