MAR inaugura a mostra ‘O Rio dos Navegantes’

O Museu de Arte do Rio (MAR) inaugura sua principal exposição de 2019: “O Rio dos Navegantes”, a partir do dia 25/05, das 16h às 21h, ocupando integralmente o terceiro andar do pavilhão de exposições e a Sala de Encontro, no térreo do museu. O evento gratuito revela uma abordagem transversal da história do Rio de Janeiro como cidade portuária, do ponto de vista dos diversos povos, navegantes e imigrantes que desde o século XVI passaram ou viveram por aqui.

Dentre os artistas confirmados estão: Ailton Krenak, Antonio Dias, Arjan Martins, Augusto Malta, Belmiro de Almeida, Custódio Coimbra, Guignard, Iran do Espírito Santo, João Cândido (João Cândido Felisberto), Kurt Klagsbrunn, Lasar Segall, Mayana Redin, Mestre Valentim, Osmar Dillon, Rosana Paulino, Sidney Amaral, Virginia de Medeiros, além de jovens artistas como Aline Motta e Floriano Romano. A mostra reúne cerca de 550 peças históricas e contemporâneas, entre pinturas, fotografias, vídeos, instalações, objetos, documentos, esculturas, etc.

Pao-do-Ouvidor
Cada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço.

Os destaques da exposição ficam por conta de um painel de cinco metros, pintado em madeira pelo artista Carybé e pertencente ao acervo do Museu do Ingá. Além dele, também será exposto um raro tapete feito pela Manufatura dos Gobelins, um complexo de produção de tapeçarias e mobiliários na França do século XVI, e o desenho original de Hélio Eichbauer que foi transformado em um painel na emblemática montagem da peça O Rei da Vela, em 1967, e mais tarde virou capa do disco O Estrangeiro, de Caetano Veloso.

O MAR firmou parceria com 37 instituições públicas e privadas, que cederam trabalhos para a exposição. Serão exibidas 15 peças de diversas coleções da seção didática do Museu Nacional, destruído por um incêndio em 2018, como conchas, corais, artefatos líticos, e frascos que apresentam a biodiversidade da baía de Guanabara.

<

A ideia de “O Rio dos Navegantes” é fazer o público refletir sobre os modos de vida que formaram a cidade, a relação entre cariocas e visitantes, a miscigenação, as formas de uso e democratização do espaço público, e os conflitos geográficos, linguísticos, culturais, econômicos e políticos presentes desde o século XVI.

PROGRAMAÇÃO:
16h: Abertura da exposição “O Rio dos Navegantes”
16h: Abertura da sala de imersão “FLUXO”
19h: Show do projeto Pra Gira Girar: uma celebração aOs Tincoãs, com a participação especial do músico Mateus Aleluia, remanescente do grupo original
20h: Pocket show – Teresa Cristina canta Paulinho da Viola

Serviço
Entrada: Visitação gratuita de 25 de maio a 25 de junho.
Horário de funcionamento: às terças-feiras o MAR funciona com horário estendido até as 19h. Quarta a domingo, das 10h às 17h. Às segundas o museu fecha para o público. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (55) 21 3031-2741 ou acesse o site.
*No sábado, 25 de maio, o museu funcionará em horário especial, das 16h às 21h, por conta da abertura da exposição e da sala imersiva.
Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here