23 C
Rio de Janeiro
sexta-feira - 26/04/2024

Assine grátis nossa Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Home Geral Márcia Silveira: Autoconhecimento e cura na relação do corpo com a natureza

Márcia Silveira: Autoconhecimento e cura na relação do corpo com a natureza

0
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Márcia Silveira: Autoconhecimento e cura na relação do corpo com a natureza

Com o Corpo Inteiro é o romance de estreia de Lucila Losito Mantovani e foi lançado pela editora Jandaíra (antiga Pólen) em 2019. Neste livro, Lucila conta, de forma autoficcional, o relacionamento conturbado da protagonista com o fotógrafo Paco. Os capítulos são curtos e se alternam entre a história com Paco e as lembranças da infância da personagem na cidade de Águas de Lindoia, com ênfase na relação entre seus pais – e em como essa relação deixou marcas em sua vida.

“Para tomar coragem de se divorciar de minha mãe, meu pai precisou ressaltar as fraquezas dela. Depois foi minha mãe que, para conseguir esquecê-lo, precisou focar nas sombras dele. A separação coincidia com a minha transição para a adolescência, momento em que os pais passam de heróis a humanos, e eu me tornava uma mulher.”

A escrita de Lucila é leve e ao mesmo tempo densa, pois está sempre carregada de sentimento. Em diversos momentos ela fala sobre o processo de escrita do livro, uma forma de tentar curar as feridas deixadas pela relação tóxica com Paco.

“Pensei em Paco, e no quanto seu exotismo o mantinha preso ao personagem inacessível que se tornou – em sua falta de vontade de participar de eventos sociais banais, em especial os que se relacionassem com a minha vida. Seu medo de intimidade. Cheguei ao apartamento de Jade fazendo um grande esforço para aceitar que o único vínculo sustentável entre nós seria na condição de escritor-personagem.”

Advertisement

Numa viagem à Amazônia, a personagem inicia um processo de autoconhecimento e cura, com a ajuda da cultura indígena. A força do feminino e da natureza estão presentes na narrativa, não apenas nas palavras de Lucila, mas também no projeto gráfico do livro, desde a imagem da capa, até a cor verde escolhida para a fonte. A união corpo-natureza traz a energia necessária para que ela volte a olhar para si. Num momento de virada da personagem, mais uma vez o projeto gráfico do livro entra em cena, pois as páginas são também viradas de cabeça para baixo e seguem assim até o final do livro.

Com o Corpo Inteiro é uma narrativa que traz questões e reflexões sobre relacionamento, corpo, feminino, natureza, relações familiares. Sobre a reconstrução de uma pessoa após um relacionamento tóxico. A cultura indígena tem destaque, com suas lendas e tradições. E a floresta, presença marcante, traz sua energia, beleza e exotismo para esta também bonita e exótica narrativa.

__

Livro: Com o Corpo Inteiro
Autora: Lucila Losito Mantovani
Editora: Jandaíra,
Páginas: 168

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Márcia Silveira: Autoconhecimento e cura na relação do corpo com a natureza
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui