Márcia Silveira: Como funciona a mente do mestre do terror

Em 'Sobre a Escrita', Stephen King conta fatos sobre sua infância que o influenciaram a ser o escritor que é hoje

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

No último dia 21, Stephen King, um dos autores mais lidos do mundo, completou 73 anos. Escritor prolífico, King já publicou mais de 50 livros e tem uma legião de fãs ao redor do planeta. Suas histórias fazem tanto sucesso que algumas delas foram adaptadas para as telas, como “It – A Coisa” e “O Iluminado” – cuja continuação, “Doutor Sono”, estreou nos cinemas no ano passado.

No livro Sobre a Escrita, o mestre do terror conta um pouco da sua história desde a infância, mostrando como fatos da sua vida influenciaram para que ele se tornasse o escritor que é hoje. King diz também que o apoio de sua esposa Tabitha no início da carreira foi fundamental para que ele não desistisse da escrita:

“Tabby jamais demonstrou qualquer dúvida. O apoio dela era constante, uma das poucas coisas com que eu podia contar. E sempre que vejo um primeiro romance dedicado à mulher (ou ao marido), sorrio e penso: ‘Aí está alguém que sabe’. Escrever é um trabalho solitário. Ter alguém que acredita em você faz muita diferença.”

Stephen também responde no livro algumas questões que sempre chegam a ele, vindas de seus leitores ou de jornalistas. E aproveita para dar dicas de técnicas de escrita para os aspirantes a escritores. É interessante e inspirador conhecer o processo criativo do autor ao escrever grandes sucessos como “Carrie, a estranha”, “Misery”, além dos outros já citados.

Advertisement

“A primeira versão – a Versão com Toda a História – deve ser escrita sem ajuda (ou interferência) de ninguém. Pode ser que, em determinado momento, você queira mostrar o que está fazendo para alguém (é muito comum que esse alguém seja a pessoa com quem você divide a cama), ou porque está orgulhoso do que está fazendo, ou porque tem dúvidas. A melhor coisa a fazer é resistir a esse impulso.”

É um bom livro não só para quem gosta de escrever ou é fã dos livros do Stephen King, mas também para quem se interessa pela vida de pessoas criativas – Stephen lê entre 70 e 80 livros por ano – e gosta de saber o que se passa em suas mentes. Sobre a Escrita foi lançado no Brasil em 2015 pela editora Suma, com tradução de Michel Teixeira.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Márcia Silveira: Como funciona a mente do mestre do terror
Nota
Total
Bacharel em Filosofia, pós-graduada em História da Arte. Escritora e revisora. Mãe do Bruno e da Daniela. Bibliófila.
marcia-silveira-como-funciona-a-mente-do-mestre-do-terrorLivro: Sobre a Escrita Autor: Stephen King Tradutor: Michel Teixeira Editora: Suma Páginas: 256
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui