O livro O mundo que habita em nós: reflexões filosóficas e literárias para tempos (in)tensos, foi escrito pela jornalista Liliane Prata e lançado pela editora Instante no ano de 2019.



Siga nossas redes e assine nossa newsletter, de graça

Jornalismo sério, voltado ao Rio de Janeiro. Com sua redação e colunistas, o DIÁRIO DO RIO trabalha para sempre levar o melhor conteúdo para os leitores do site, espectadores dos nossos programas audiovisuais e ouvintes dos nossos podcasts. O jornal 100% carioca faz a diferença.

A autora se debruça sobre o tempo em que vivemos para mostrar que, apesar de vivermos como se estivéssemos separados do mundo, na verdade, não estamos. O outro nos afeta e é afetado por nós, segundo a autora, desde nossa vida intrauterina. Ainda segundo Liliane, se o “eu” existe é porque existe o “outro”. Não estamos, portanto, isolados no mundo – nosso isolamento é ilusório, mesmo quando intencional:

 “(…) se digo a meus amigos que hoje não vou sair de casa porque quero ficar ‘sozinha’, lendo um livro, até que ponto esse ‘sozinha’ é ‘solitário’ se o livro que estou lendo foi escrito por outra pessoa? Estou lendo um livro que não fui eu que escrevi, sentada num sofá que não fui eu que fabriquei, em um apartamento num prédio que não fui eu que construí, vestindo uma roupa que não costurei: foram outras pessoas.” (p.25)

O livro aborda diversas questões do presente, como a vida acelerada que temos vivido e certa apatia diante do mundo, a falta de sentido e de vontade de viver, uma exaustão que tem sido comum a muitos de nós. Para Liliane Prata, temos vivido presos ao que passa em nossa cabeça – nossos anseios, expectativas, decepções –, esquecendo do mundo a nossa volta. E este esquecimento causa angústia.  Além disso, com tantas distrações que temos hoje em dia, existe uma dificuldade de viver o agora, de experienciar os momentos com atenção:

“Um estar no mundo com atenção não é um estar no mundo enevoado: é um modo existir muito mais rico, mais profundo, do que uma sucessão de experiências que não foram exatamente experienciadas, já que estávamos desatentos e desatentas.” (p.86)

Liliane desenvolve os temas com clareza e a leitura avança com facilidade. Nietzsche, Rousseau, Kant e outros filósofos estão presentes no livro, auxiliando a autora em suas reflexões. As páginas contêm também diversas citações de escritores, filósofos e trechos de músicas que ajudam a tornar ainda mais compreensível toda ideia desenvolvida. O projeto gráfico do livro chama a atenção, com destaque para a capa e a folha de guarda, ilustradas pela artista Lole.

O mundo que habita em nós é um livro que traz questões pertinentes ao mundo em que vivemos e nos faz refletir sobre o tipo de vida que temos levado. Mostra a importância do autoconhecimento (como já nos alertavam os filósofos da Antiguidade) para que, a partir do conhecimento do “eu”, saibamos viver melhor com o “outro”, tornando mais rica e prazerosa a nossa experiência no mundo.

Nota: 4/5

Livro: O mundo que habita em nós: reflexões filosóficas e literárias para tempos (in)tensos
Autora: Liliane Prata
Editora: Instante
Páginas: 136

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui