Março Verde: Cristo Redentor é iluminado para alertar sobre doença rara

Campanha do Março Verde tem como objetivo é informar sobre a importância da conscientização sobre a Neuromielite Óptica

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Divulgação / Cristo Redentor / Laís Martins

Neste sábado (27/03), o Cristo Redentor foi iluminado de verde para alertar sobre uma doença rara confundida com esclerose múltipla. O objetivo é informar sobre a importância da conscientização sobre a Neuromielite Óptica, doença inflamatória rara, crônica e grave, do sistema nervoso central, que acomete principalmente os nervos ópticos e a medula espinhal. A iniciativa foi da CDD – Associação Crônicos do Dia a Dia, em parceria com a NMO Brasil.

Além do Cristo, outros pontos históricos espalhados pelo Brasil também foram iluminados. No Rio. a campanha também iluminou a Câmara dos Vereadores de Niterói e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói.

A Neuromielite Óptica (NMO), também chamada como Síndrome de Devic, é uma doença neurológica rara e de causa desconhecida. A condição pode afetar pessoas de qualquer faixa etária, sendo mais comum em mulheres de meia idade em fase produtiva. Os sintomas mais frequentes são: fraqueza, dormência nos braços e pernas, fadiga excessiva, dificuldade para andar, alteração de sensibilidade, disfunção do controle da urina e do intestino, podendo evoluir para paralisia total dos membros e até levar à morte.

Com algumas similaridades, enquanto a Esclerose Múltipla (EM) é uma doença de predomínio em caucasianos, a Neuromielite Óptica acomete mais afrodescendentes e descendentes de asiáticos. No Brasil, por conta da miscigenação étnica, há mais casos de NMO em comparação ao resto do mundo.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Março Verde: Cristo Redentor é iluminado para alertar sobre doença rara
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui