Maricá vai adquirir imóveis ociosos para famílias em vulnerabilidade social

O programa visa reduzir de forma efetiva o déficit e a inadequação de moradias de forma a melhorar as condições de vida e habitabilidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Câmara Municipal de Maricá aprovou na quinta-feira (06/01) o programa de aquisição de imóveis ociosos proposto pela Prefeitura de Maricá, que tem como objetivo direcionar moradia a famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social na cidade.

O programa visa reduzir de forma efetiva o déficit e a inadequação de moradias de forma a melhorar as condições de vida e habitabilidade, inibir a ocupação desordenada do solo e de áreas com risco ambiental e/ou social e garantir o atendimento das funções sociais da cidade, da propriedade urbana e o direito à moradia digna, com o aproveitamento de construções já existentes, diminuindo os vazios urbanos, os chamados imóveis ociosos.

Credenciamento de imóveis

O credenciamento inicial de imóveis foi aberto em setembro de 2021 em edital publicado no Jornal Oficial de Maricá, para que o município possa fazer aquisições conforme interesse da administração, para atendimento às políticas habitacionais vigentes.

De acordo com o secretário de Habitação e Assentamentos Humanos de Maricá, Victor Maia, há uma série de regras a serem cumpridas que constam do edital e não há qualquer semelhança com o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

Advertisement

A ideia é manter o credenciamento válido e adquirir os imóveis conforme as demandas e a política de reassentamentos vigente na cidade”, afirmou, dizendo que algumas imobiliárias já realizaram propostas e a compra dos três primeiros imóveis foi aprovada pela câmara.

O preço a ser pago pelo município em cada eventual aquisição, após a formação do Parque Imobiliário, Relatório Social e Autorização Legislativa, não poderá exceder o montante por imóvel de R$ 193.750,00 para no mínimo dois dormitórios, e R$ 262.187,50 para os que tiverem ao menos três dormitórios.

Quem ainda quiser se credenciar pode acessar o edital pelo link: https://www.marica.rj.gov.br/2021/09/20/chamada-publica-para-o-credenciamento-de-aquisicao-de-imoveis/

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Maricá vai adquirir imóveis ociosos para famílias em vulnerabilidade social
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui