Mario Marques: Chapa do sonhos de Claudio Castro é devaneio

Mario Marques diz que Claudio Castro gostaria de André Ceciliano como seu senador, mas este poderá ser seu adversário em 2022

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Na política contemporânea diz-se que uma foto não publicada nas redes sociais de um político diz muito mais do que uma publicada. Enquanto o governador Claudio Castro (PL) fazia de um devaneio a “a chapa dos sonhos”, ao posar ao lado do presidente da Alerj, Andre Ceciliano (PT), e do deputado federal Pedro Paulo, registrando o momento em seu Instagram, os dois outros ignoraram.

Castro, possivelmente em tom de brincadeira, aventou ter Ceciliano como senador e Pedro Paulo, vice. Não terá nem um nem outro. Pior: em Brasília, cresce de forma exponencial a possibilidade de Ceciliano ser o candidato a governador pelo PT. Algozes costumam dar abraços nos adversários.

Lula e seus consultores políticos entendem que sua candidatura não pode vir estanque do PT. É preciso fortalecer o partido com nomes com estatura. Portanto, o partido não abrirá mão de lançar candidatos a governador musculosos nos principais estados da República.

A questão é de posicionamento. Ceciliano é um desses nomes. O PT enxerga o presidente da Alerj como um político sem a marca do radicalismo, conciliador, agregador e líder. Tais características, numa eleição, independentemente do resultado, elevariam a qualificação do PT, um partido surrado em busca de ressurreição.

Advertisement

Ao enxergar em Ceciliano um possível senador de seu grupo, Castro ignora o tamanho de Ceciliano e do PT. Mais do que isso: Castro é Bolsonaro, Ceciliano é Lula. Não se bota gelo numa taça de vinho. A associação é absurda e de certa forma deselegante.

O presidente do PT no Rio, João Mauricio, soltou uma nota, ressaltando a oposição a Castro. Mas nem precisava. Tanto Lula quanto a presidente do PT nacional, Gleisi Hoffmann, dialogam com interlocutores de outros partidos sobre a candidatura de Ceciliano ao estado. O presidente da Alerj não comenta o assunto. Mas é realidade.

Pedro Paulo, que em 2016 deveria ser o prefeito do Rio, mas ficou sozinho, sem que  seu grupo político fortalecesse e amontoasse uma aliança – saíram naquela ocasião candidatos do Centro-Esquerda Alessandro Molon (Rede), Carlos Osorio (PSDB), Flavio Bolsonaro (PSC), Indio da Costa (PSD) que diluiriam a votação de PP – trabalha com o atual prefeito do Rio, Eduardo Paes, para pensar na melhor candidatura a enfrentar Castro.

Nas redes sociais, Paes costuma cutucar o bolsonarismo com veemência, demonstrando seu desconforto com a gestão presidencial. O prefeito, inclusive, passa por cima de um de seus princípios: o de manter boa relação com o presidente da república, seja ele qual for. Além do mais, há rumores, ora ou outra, de que seja ele o vice de Lula em 2022.

Refém de Bolsonaro e da fauna política que toma conta de seu governo, Castro acaba de nomear um apadrinhado do senador Flávio Bolsonaro na Secretaria de Esportes, o ex-árbitro de futebol e comentarista  Gutemberg Fonseca. É mais um sinal de subserviência.

O jogo político fluminense está absolutamente aberto. O que não ajuda Castro é a juvenilidade de sua comunicação. Os  textos que leva para sua rede social parecem ter sido fornidos num grêmio estudantil. Marketing político não é coisa de criança.

Ainda mais no meio de tanta gente grande.

Este é um artigo de Opinião e não reflete, necessariamente, a opinião do DIÁRIO DO RIO.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mario Marques: Chapa do sonhos de Claudio Castro é devaneio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui