Mario Marques: Moro não é fraco, fraco são os argumentos contra ele

Mario Marques, fala dos ataques que Sergio Moro vem sofrendo e que suas chances de ser eleito presidente não são poucas, ao contrário

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Em pouco mais de uma hora, eu e Jackson Vasconcelos analisamos, em live na última quinta-feira, a candidatura de Sergio Moro. Passamos esse tempo dissecando todos os detalhes dos caminhos pelos quais o ex-juiz toma nesse momento. Desde 2019, eu e Jackson, decerto um dos grandes estrategistas de campanhas eleitorais desse país, nos encontramos eventualmente para batermos essa bola. Meio de brincadeira, por pura alegria. Mas agora vamos à vera: em fevereiro, estacionaremos num mini-estúdio para tocarmos essa análise em dupla com mais frequência.

Nossos encontros sempre foram prazerosos – muito pelas enriquecedoras diferenças e pela amizade e respeito mútuo. E, da última vez, trocamos passes sobre Moro, chegando até o gol por vezes. Mas, afinal, Moro tem chance de chegar ao segundo turno?

Muita gente, seja do lado de Bolsonaro, seja do lado de Lula, avalia que não. Que Moro é um robô, que não está preparado, que é fraco. Do lado da esquerda, aquela cujo líder maior foi preso, os tiros endereçados a Moro são esperneantes e odiosos. A raiva do juiz que pôs Lula na cadeia é tanta que o que se deseja a ele é que seja igualmente preso. Por qual motivo ainda não consegui entender.

Do lado da direita, a ala bolsonarista, os xingamentos focam num suposto “traíra”, mesmo que, a bem da verdade, indiretamente, Moro elegeu Bolsonaro presidente da República.

Advertisement

Enquanto recebe de um lado e de outro cargas negativas de voltagem estratosférica, Moro dá passos largos rumo ao Palácio do Planalto. Sem grupo político e sem militância até outro dia, sua parceria com o MBL, selada nesta semana, dá um impulso absurdo em sua candidatura. “Ah, mas ele não tem apoio político nenhum”! Em 2018 o Bolsonaro tinha?

O fato é que não se pode jamais subestimar um adversário como Moro. Nesse momento ele é o único candidato colocado antisistema. O único que pode chamar Bolsonaro e Lula de ladrões sem que eles devolvam o elogio.

Um segundo turno entre o juiz e o réu seria o Brasil passado a limpo. Mas o bolsonarismo segue firme e forte, diante de um governo muito melhor do que as falas absurdas e desastrosas do presidente da República.

Esqueçam as pesquisas quantitativas que pulam na sua tela como se resultado fossem. Elas não valem absolutamente nada agora. Esses números mudarão muito daqui a alguns meses. Muita coisa pode acontecer. E acontecerá.

Para chegar ao segundo turno, Moro tem que, prioritariamente, tirar Bolsonaro de lá. Talvez precise de uns nacos de votos dados a Lula, que, nesse instante, está soberano. Nesse instante, ressalta-se. Devemos lembrar que a lista de desvios de ética, de integridade, de caráter e de conduta administrativa será arremessada quando a campanha de fato começar. E a gordura de Lula decerto vai derreter. Portanto, não esperem essa bobagem de “ganhar no primeiro turno”. Vai ter segundo turno. E será sangrento.


Andre Ceciliano saiu do Rio pré-candidato a governador e voltou de São Paulo pré-candidato a senador. As chances de Ceciliano numa disputa ao senado são bem mais remotas do que as de chegar ao Palácio Guanabara, as qualitativas claramente dizem isso.

Bem, como disse recentemente o grande estrategista petista enroscado no governador Claudio Castro, numa espécie de ironia mico-reinante, “Mario Marques atualmente tem sido a pessoa mais bem informada da política fluminense”. Por isso mantenho: André Ceciliano será candidato a governador.

Ainda que o amor à bandeira vermelha deixe Gato-Mestre ruborizado entre Bolsonaro e Lula, não há uma só cobra criada do famoso reino da papagaiada que considere Ceciliano postulante ao senado.

A ver…


Na próxima quinta-feira, portanto, eu e o portentoso estrategista Jackson Vasconcelos acenderemos as luzes do estúdio para iniciarmos uma jornada de análises que atravessará 2022 com imenso regojizo.

Este é um artigo de Opinião e não reflete, necessariamente, a opinião do DIÁRIO DO RIO.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mario Marques: Moro não é fraco, fraco são os argumentos contra ele
Advertisement

10 COMENTÁRIOS

  1. Eu acabei de formar em Direito, Sérgio Moro era a minha inspiração, hj em dia em pouco tempo não significa nada pra mim… Ele foi se meter na política e arruinou sua imagem, pd falar q é honesto e cristão, mas pra mim é um cidadão comum e sem expressão nenhuma!

    • Falar é de graça. Provar custa caro!
      Ele pode falar que é honesto mas se mostrou um vendido e corrupto.
      Pode falar que é cristão mas não seguiu nenhum dos ensinamentos desse mestre.

  2. Esse Juiz é candidato válido pra ser presidente do Brasil? Só uma lista:
    – se vendeu em troca de uma vaga no STF
    – julgou o Lula da forma mais torta possível pra agradar o chefe
    – comprometeu o processo, as provas e agora o Lula está livre e sem que a história possa ser apurada da forma correta
    – sempre acobertou as bizarrices de Jair Nocida, não deu um pio sobre gabinete do ódio, negociatas etc
    Sério que esse é um candidato válido? Se bem que depois que Jair Nocida se elegeu, agora qualquer cabeça de bagre pode ser presidente aqui . . .

  3. Fraco com político, visto que não tem base social ou militância. Fraco como juiz devido às suas inúmeras sentenças anuladas. Algo mais?

    Não adianta. Escolheram o Marreco de Maringá pra ser o próximo bucha do governo que nos governa desde 2016.

    Isso só vai acontecer pq há garantias sob a direção-geral do TSE do general Fernando Azevedo e Silva e depois que, sigilosamente, as Forças Armadas terem entregues (no final do ano passado) documento contendo suas demandas para o “aperfeiçoamento” das urnas eletrônicas que serão usadas nesse ano o candidato escolhido pra continuar o governo é o Moro.

  4. É serio isso???? Querem emplacar um sujeito pior que o Bolsonaro, não aprendem nunca. Como esse sujeito pode ser diferente do Bolsonaro se foi ministro deste governo caótico? O sujeito mal consegue articular uma frase corretamente, difícil acreditar que passou num concurso pra juiz, inclusive, algo muito estranho em seu currículo: ele fez mestrado e doutorado ao mesmo tempo e em 3 anos, como isso foi possível? Ele já era juiz. Tem que ser muito inocente ou mal intencionado defender um indivíduo tão despreparado como esse pra governar um país, o cara não tem experiência política. Brasil e os seus heróis, nunca aprendem.

    • Engraçado que não foi o Bolsonaro preso pelo maior escândalo de corrupção da história do Brasil e só saiu pela canetada do STF… ou esqueceu?!?

      • Em algum momento eu defendi algum político? Então não podemos mais criticar os políticos e os que se candidatam a cargos públicos? Desse jeito elegeremos coisas muito piores. Eu não tenho político de estimação e não sou obrigada a votar baseada em critérios de quem roubou ou não, o meu critério é preparo político, já o seu candidato não tem nenhum. Ficou 30 anos representando o Rio e o que ele fez? Desculpa, esqueci que ele nunca fez nada porque era honesto demais pra isso. Me poupe!

      • Jair Nocida só não foi preso (ainda) porque tem imunidade do cargo e porque comprou o Centrão com o meu e o seu dinheiro. Quando o mandato acabar, o certo seria ser preso junto com Temer e outros tantos (inclusive Lula) e passar anos disputando Dominó em Bangu I
        Mas como o Brasil segue a terra da impunidade, veremos o que vai acontecer . . .

  5. Como assim fracos os argumentos contra ele?
    Errante enquanto juiz, como acreditar que seria diferente como político(??)

    Aliás, por que abandonou a judicatura(?)

    De que lhe serviram os anos de juiz, especialmente no final(??) Para se lançar candidato(???) Sua atuação como Ministro somente saiu depois contrariado com atos daquele que ajudou a eleger, mas não sem, antes (e mesmo depois), acobertar (manter acobertado) de certo modo as ações do chefe, do gabinete do ódio. Algo revelou quanto a estes(?) Não…

    Ah me poupe Sr. Jornalista(!)

    Concluindo: Moro é o bolsonarismo sem o Bolsonaro.

    • Seus post’s no blog, vejo rotineiramente… você vive nesse país mesmo?!? Ou só fica militando sem viver a realidade?!? Pq se faz necessário estar completamente à margem da sociedade para indagar essas bizarrices…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui