Mario Moscatelli quer apresentar sistema lagunar do Rio a Dom Orani Tempesta

Durante o encontro, o biólogo pretende sensibilizar o religioso quanto às questões ambientais, além de mostrar a Dom Orani que a recuperação de áreas degradas é possível

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Lagoa por Alvaro Tallarico
Rio e o Festival do Amor

Aproveitando o tema da Campanha da Fraternidade (CF) 2025, “Fraternidade e Ecologia Integral”, o biólogo Mario Moscatelli convidará Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, para visitar o sistema lagunar carioca, em recuperação, para sensibilizar religiosos e a sociedade sobre a importância do meio ambiente.

O biólogo e o Cardeal se encontraram há quase uma década, quando Moscatelli entregou ao Arcebispo um relatório 15 páginas descrevendo os problemas e a gravidade da situação do ecossistema carioca, especialmente o sistema lagunar da Baixada de Jacarepaguá.

No documento, o Moscatelli também citava a falta de saneamento básico e outros problemas recorrentes. Na ocasião, a iniciativa não prosperou e, desta vez, Mario espera que a Campanha de Fraternidade traga um amadurecimento sobre a questão ambiental.

Segundo Moscatelli, durante o encontro ele pretende mostrar a Dom Orani que a recuperação de áreas ambientalmente degradas é possível, desde que haja engajamento social. Um dos locais que o biólogo quer apresentar ao sacerdote é a Lagoa Rodrigo de Freitas que, mesmo estando bem, precisa de cuidados extras.

“Nas visitas, pretendo mostrar que é possível recuperar ecossistemas historicamente degradados bem como, para que isso dê certo, é preciso o engajamento de toda a sociedade. Vou levá-lo à lagoa Rodrigo de Freitas — um paciente que já teve alta, mas sempre merece nosso total cuidado —, para mostrar que há possibilidade da recuperação. E a responsabilidade não é só das empresas, do poder público, mas principalmente da sociedade, que não tem demonstrado a devida importância para urgência ambiental que estamos vivendo”, afirma Mario Moscatelli, segundo Lu Lacerda.

Após a visita, Moscatelli quer levar o religioso e a sua comitiva às lagoas da Zona Oeste, para que eles se comprometam com a “Criação.

 “Supondo a existência do Criador, e cada um acredita no que quiser, não tem problema, mas o fenômeno final é o mesmo. É um chamado para que as pessoas que tenham algum compromisso com a fé, com a religião se comprometam também com a Criação. Não adianta ficar só rezando — tem que botar a mão na massa, escolher representantes para o Executivo, Legislativo, atentos à questão ambiental, independentemente da bandeira política. Você tem que fazer o dever de casa, e uma das formas é através da sensibilização religiosa”, pontua Moscatelli, acrescentando que pretende ainda convidar outros líderes de várias religiões.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Mario Moscatelli quer apresentar sistema lagunar do Rio a Dom Orani Tempestaddr newsletter Mario Moscatelli quer apresentar sistema lagunar do Rio a Dom Orani Tempesta

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui