O SEO (Search Engine Optimization) é uma ferramenta poderosa para empresas que desejam aumentar sua visibilidade online e atrair mais clientes. Com as práticas corretas, seu site pode subir nos rankings dos mecanismos de busca, resultando em mais tráfego e, consequentemente, mais vendas. Focada em estratégias baseadas em análises de dados, estratégias de conteúdo, habilidades técnicas e construção de autoridade para marcas, Julia Neves, popularmente conhecida como Júlia do SEO, acredita que as marcas não devem ficar dependentes de anúncios (ADS) para ter uma boa performance. Pesquisa da Serasa Experian aponta que 60% dos usuários de internet no Brasil utilizam o Google como principal ferramenta de busca.
“Com o aumento da digitalização dos negócios, as empresas, mais conscientes da importância de ter uma forte presença online, buscam construir e otimizar seus sites para estarem nas primeiras posições do Google organicamente, dispensando a dependência exclusiva de anúncios pagos, consequentemente diminuindo o ROI”, diz Neves, que é fundadora da Consultoria Optimiza Marketing.
A pedido do DIÁRIO DO DIO, Neves dá 4 dicas de SEO para empreendedores.
Segundo a especialista, quanto mais cedo o empreendedor começar, mais rapidamente verá os resultados, e o primeiro passo deve ser a criação de um site. “Redes sociais são ótimas para engajamento e viralização de conteúdo, mas não são permanentes. Confiar nelas como única fonte é como construir uma casa em terreno alugado. Por isso, tenha um site.”
Aqui estão quatro dicas de por onde começar:
- Crie conteúdo de qualidade
- Produza conteúdos que respondam às dúvidas dos seus clientes potenciais, como posts de blog.
- Utilize ferramentas como o Semrush ou o próprio Google (as pessoas também perguntam e buscas relacionadas) para identificar as principais perguntas sobre um tema.
- Compile essas informações em um conteúdo de alta qualidade, mostrando como seu produto é a solução ideal.
- Otimize as páginas principais do seu site
- Adicione palavras-chave às tags de título, descrição e ao conteúdo das principais páginas do seu site.
- Pense em como as pessoas encontrariam cada uma dessas páginas.
- Utilize imagens leves e otimize o texto alternativo, deixando suas páginas prontas para os buscadores.
- Faça SEO local
- Se seu negócio tem um ponto físico ou atua em uma região específica, crie uma conta no Google Meu Negócio e preencha todas as informações da sua loja.
- Imprima um QR Code para pedir avaliações aos seus clientes e coloque-o em um local estratégico, aumentando sua autoridade e visibilidade nas buscas locais.
- Metrifique suas ações
- Utilize ferramentas como Google Analytics e Google Search Console, que são gratuitas e fáceis de usar.
- Crie uma conta e siga o passo a passo para medir os resultados das suas ações.
- Entenda onde há espaço para melhorias e onde você pode investir mais.