Marques: Quem é Pablo Marçal, o bilionário que diz que será o próximo presidente do Brasil

Há em Marçal algo que inexiste em Bolsonaro e Lula: uma voltagem elétrica avassaladora. Seu perigo primordial está dentro de si

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Ele diz que será oficializado como candidato a presidente pelo PROS. E mais: que vencerá no primeiro turno das eleições, deixando para trás Lula e Bolsonaro. Goiano radicado em São Paulo, o bilionário Pablo Marçal ignora todos os pilares do marketing político e se alicerça no êxito de seus gatilhos e suas estratégias de venda multiplataforma e seus valores religiosos para alçar voos maiores. Aos 35 anos, o sujeito é uma máquina de trabalho. Dirige uma holding com cara de Google. Para alcançar seu intento – desprezado pela imprensa e pelo establishment – Marçal planeja 1.000 lives, acha que, quanto mais haters, melhor, e põe na rua sua fábrica de frases e metáforas para esquentar seus soldados – 400.000 alunos, ele lembra. Há ali o coach dos coaches em ação.

Algo me chama a atenção. Aliás, muitas coisas. Uma delas: um comentarista da TV Jovem Pan News disse num debate na emissora que Marçal não teria 10 votos. E os dois chegaram a se confrontar ao vivo depois disso. A situação me remeteu ineditamente a 2011, numa noite em que Obama tripudiou e humilhou Donald Trump num jantar para correspondentes internacionais. Obama, tal qual o jornalista da Jovem Pan que ninguém sabe quem é na fila do pão, fez duras piadas sobre Trump, que estava presente. Foi naquela noite que Trump decidiu ser candidato a presidente. Mais à frente, o arrogante Obama sentenciou: “Jamais será presidente dos Estados Unidos”. O resto da história todo mundo viu.

Jamais subestime alguém forte

Vivemos uma dicotomia entre direita e esquerda sem espaço para uma terceira via. Para furar essa bolha só algo mesmo totalmente fora da bolha. Marçal reuniu na semana passada milhares de pessoas num estádio em São Paulo para expor suas ideias e seu propósito, ferramentas de seu “governalismo”. Até o momento, nenhum instituto de pesquisa incluiu o nome de Pablo Marçal na lista de candidatos a ser medido. Caso aconteça, olha, a partida do rapaz pode surpreender muita gente.

Isso, óbvio, a depender do mês de maio. Um mês em que é preciso observar cada minuto dos passos pesados do empresário.

Advertisement

Os méritos de Marçal são também seu problema. Suas certezas absolutas sobre seus pilares de venda de autoimagem transformam suas falas políticas num supersincericídio. Uma forma de diálogo com o qual o eleitorado médio não está acostumado. Muitos de seus posicionamentos não encontram eco nas demandas da população mais carente e isso é uma enorme barreira.

A questão básica da pré-candidatura de Marçal é que não se pode, jamais, em hipótese nenhuma, subestimar um sujeito que aos 35 anos já registrou seu primeiro bilhão usando como ferramenta principal sua própria mente. A imprensa, limitada, enxerga Marçal como um novo Dória, um novo Moro, um novo Janones, ou seja, uma via que já se encontra esfacelada.

Na trajetória de Marçal há claramente uma formatação explícita de espalhamento. Seu agressivo e poderoso marketing digital matematiza e potencializa seu engajamento para que até 30 de junho o Brasil inteiro já tenha ouvido falar dele. Essa missão não é impossível, não. O que ainda não é possível é entender a conversão desse conhecimento em apoio.

Marçal também comete o mesmo erro de Moro, Ciro e Dória. Cristão, conservador, portanto, mais à direita, o empresário bate em Bolsonaro e Lula ao mesmo tempo, e atrai a rejeição de ambos os eleitorados, quando deveria apenas mirar Lula – e ao mesmo tempo se mostrar mais preparado do que Bolsonaro para enfrentar a esquerda. A escolha de ficar acima dos dois é ilógica.

Há em Marçal, porém, algo que inexiste em Bolsonaro e Lula: uma voltagem elétrica avassaladora. Seu perigo primordial está dentro de si. Com grau de conhecimento ainda bem baixo, Marçal pode ser triturado com uma possível fala desastrosa. E cancelado antes mesmo de dar a partida. Aí poderemos ver, de fato, se bastará o marketing digital para se sobrepor a conceitos básicos do marketing político, uma ciência que nesse momento o empresário, dono de vários empreendimentos distintos de sucesso, ignora solenemente.

Jamais subestime o marketing político.

Este é um artigo de Opinião e não reflete, necessariamente, a opinião do DIÁRIO DO RIO.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Marques: Quem é Pablo Marçal, o bilionário que diz que será o próximo presidente do Brasil
Advertisement

25 COMENTÁRIOS

  1. OS 2 DA POLARIZAÇÃO SÃO ARCAICOS, não são líderes, pois estão operantes COM A VISÃO no passado, presos ao EGO, por não terem capacidade de passarem pela transformação dos kimberlitos para diamantes.
    O MARÇAL é um cidadão que já deu certo, de visão e atitude disruptiva, tem visão de outro mundo, anos luz a frente dos demais.

  2. E o tanto de processo vai permitir que se candidate? O processo de 2011 sobre fornecimento de CPF para roubos e fraudes prescreveu, mas a investigação de tentativa de homicídio é recente. Quanto ao resto, esse Marçal que se declarou não ser antipetista, que abraçar Deus e o diabo com seu discurso utópico. E de onde ele tirou que 70% do eleitorado não quer Lula nem Bolsonaro? Se Bolsonaro brotar 3 horas da manhã pra comer um cachorro quente em qualquer lugar do Brasil, e alguns no exterior, assim que alguém ver, rapidamente aglomera umas 5 mil pessoas.

  3. Se o Pablo Marçal vai ganhar eu não sei. Mas que os debates serão bem mais interessantes com ele ah isso vão. Aguardem e se surpreenderão.

  4. Já vi a ficha criminal do sr. PABLO MARÇAL, foi condenado aos 18banos de idade por ” consertar computadores de criminosos”. Aproveitei e vi também a Luis Inácio Lula, que roubou 100 (cem) TRILHÕES do Brasil. E também a do sr. Jair Bolsonaro, que enriqueceu ilicitamente todos os seus filhos.

  5. Mais um engodo político, igual Bolsonaro em 2018…. se duvidar é estratégia da direita para manter “tudo como antes no quartel de abrantes”, mas sem Bolsonaro como testa de ferro, já que este já se queimou…

  6. Conhecer um pouco da história do Pablo Marçal, sua inteligência e sede de honrar o país e os brasileiros é mais do que o papel de todo cidadão que vota com “consciência” e “inteligência”… as bandeiras que ele defende e levanta, seu ideal de vida, sua caminhada, suas conquistas e seu propósito é digno de merecer o meu voto como brasileira e sonhadora em ver o meu país ser transformado… Pablo Marçal tem todo o meu respeito e da minha casa, por sermos “prova viva” de mudanças e grande amadurecimento na vida pessoal, profissional e familiar… Pablo Marcal é sem dúvida um grande homem usado por Deus para ajudar a nossa nação a entrar em um novo nível… o meu voto, da minha casa e da minha família é sem dúvida do Pablo Marçal! #FeDeusEsperancaMudanca

  7. O que o Pablo fala sobre família?
    Sobre filhos?
    Sobre pessoas?
    Quando via seus primeiros vídeos até o achei arrogante, mas descobri que eu não entendia o que ele falava.
    Entenda e poderá votar sem se arrepender.

  8. Pablo, é legal você ser tão convicto e cheio de si. Mas você deve buscar ser um pouco menos convencido, porque a política é uma selva. A Palavra de Deus diz que a soberba precede a ruína , portanto, candidate-se ao senado ou a deputado para você aprender a lógica e a malícia da política. Não entenda isso como palavra negativa mas sim como conselho sábio . Acho que você tem todo o potencial e muitas chances, mas só para 2026. Guarde-se e prepare-se para conquistar o povo antes de tudo.

    Ah, NÃO É COMENTÁRIO REPETIDO! É OUTRO COMENTÁRIO

  9. Pablo, é legal você ser tão convicto e cheio de si. Mas você deve buscar ser um pouco menos convencido, porque a política é uma selva. A Palavra de Deus diz que a soberba precede a ruína , portanto, candidate-se ao senado ou a deputado para você aprender a lógica e a malícia da política. Não entenda isso como palavra negativa mas sim como conselho sábio . Acho que você tem todo o potencial e muitas chances, mas só para 2026. Guarde-se e prepare-se para conquistar o povo antes de tudo

  10. Vou de Bolsonaro, mas é bom saber que nas eleições de 2026 teremos um potente conservador , capaz e cheio de vitalidade . Até 2026 Pablo

  11. E notícias do metaverso, ele vcs estão usando matemática quântica?
    Quem vai ser o vice as mula sem cabeça ou o saci?
    Taquepariu!!!!!!

  12. Que texto desconexo, hein, amigo.

    1. Fazer um paralelo com o contexto entre Trump e Obama é irracional

    2. Ele não é um bilionário

    3. É uma afronta trazer para uma realidade política onde temos Lula e Bolsonaro

    4. Traz as ideias (fundamentadas) dele e uma estratégia elaborada para os desafios do país na próxima matéria

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui