Marroni Alves: Carnaval não se vence no barracão e título também se perde na Sapucaí

Carnavais campeões já passaram pela Marquês de Sapucaí, tiveram gritos de campeã, mas só ficaram na história.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Quem acompanha Carnaval há anos, sabe que há uma tremenda expectativa sob algumas escolas de samba. Pesa o fator bandeira, torcida, clamor popular de suas comunidades e a rivalidade, que considero eu, maior que a esportiva.


A última campeã do Carnaval, a Unidos do Viradouro, desponta como favorita ao bicampeonato inédito. O samba é bonito, doce, leve e cantado por Zé Paulo, fica uma maravilha de viver apertando o bis.


A Grande Rio, parece que com a dupla Bora e Haddad, encontrou seu ritmo e pegada. Com as benções de Joãozinho da Gomeia, seguirá na pegada das religiões matrizes africanas e trará às sete chaves de Exu. Um dos melhores enredos, sambas, bateria e carnavalescos que o grupo especial tem.


Portela, Mangueira, Salgueiro, Beija-Flor, Mocidade e Vila Isabel com seus pesados pavilhões são sempre esperadas e criam expectativas de surpresas ao público e jurados. São citadas em meio aos palpites entre as favoritas ao título. Tem muito quesito bom, forte, mas estão errando em outros há alguns carnavais. 

Advertisement


Na outra ponta tem a Tuiuti com Paulo Barros falando de África, a volta do acesso que deu o oxigênio que a rainha de Ramos, Imperatriz Leopoldinense precisava, a Unidos da Tijuca que tem um dos melhores sambas deste ano e a São Clemente que tenta fazer história, batendo recorde de permanência no Grupo Especial. 
A preto e amarelo da Zona Sul, irá homenagear o humorista Paulo Gustavo, mas o fator bandeira, infelizmente conta e a concorrência não está fácil. Detalhe é que a São Clemente, já deveria ter retornado em desfiles das campeãs em carnavais anteriores. 

Mas não é bom subestimar escolas de samba pelo peso da bandeira ou pelo resultado do Carnaval anterior.

A5449E2D 9818 4BB9 BEDF F50D835A7F68 Marroni Alves: Carnaval não se vence no barracão e título também se perde na Sapucaí
Desfile protesto da Paraíso do Tuiuti foi o grande campeão do Carnaval de 2018, mas quem levou o título foi a Beija-Flor. Foto: Uol

Carnavais campeões já passaram pela Marquês de Sapucaí, tiveram gritos de campeã e de fato foram as campeãs do público e do sofá, mas só ficaram na história. 

Só para lembrar: alguém consegue explicar o não título de 2007 do Salgueiro com “Candaces”?; E a Tuiuti (2018)? Também lembro da Unidos da Tijuca com “O Sonho da criação” (2004); Portela com “Gosto que me enrosco” (1995); A Mocidade com “Villa-Lobos” (1999); e a Beija-Flor com “A Saga de Agotimê” (2001).
E a Viradouro com Orfeu (1998) e o refrão “tristeza não tem fim / felicidade sim / Sou Viradouro, sou paixão”. Apoteótico, mas terminou em quinto lugar. Isso só para levantar campeãs que passaram e não levaram.


Mas já tivemos campeãs que levantaram o caneco, mas não mereceram. Pra citar dois recentes, lembro o “Acelera, Tijuca” de 2014 e 2011 com a Beija-Flor cantando o “rei Roberto Carlos”, esse título só ganha do Boni (2017). 

BE3CD8F7 87D2 43C7 BE95 EF1A7FC79161 Marroni Alves: Carnaval não se vence no barracão e título também se perde na Sapucaí
Portela 2005, protagonista de um dos maiores vexames da história do Carnaval. Abre-alas mutilado e velha guarda impedida de desfilar. Foto: Jornal O Globo


E a Sapucaí também nos trás surpresas. Em 2006, quem diria que a Vila Isabel venceria um ano após ter vindo do Acesso cantando “Soy Loco por ti América”? Que a Portela não cairia e sim sua filha, a Tradição em 2005, que injustamente não voltou nas campeãs em 2001, com a homenagem a Silvio Santos. 

E o rebaixamento injusto da Estácio de Sá em 2016 e em 2020? Ah, em 2020 tinha escola muito pior para descer junto com a União da Ilha. Outra que foi rebaixada injustamente foi o Império da Tijuca com seu “Vai Tremer / O chão vai tremer” de 2014. Depois desse rebaixamento, não duvido de mais nada!


Assim como no futebol, treino é treino e jogo é jogo. Favoritismo não faz campeã de Carnaval. Na Avenida, também se perde Carnaval que estava “ganho” no barracão. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Marroni Alves: Carnaval não se vence no barracão e título também se perde na Sapucaí
Cidadão Baixada. Filho, neto e bisneto de pernambucanos é caxiense, portelense, tricolor, professor de História e Jornalista. É pesquisador na área da pessoa com deficiência, voluntário do Lions Clube Xérem e no Pré-Vestibular Comunitário da Educafro.
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui