Martha Rocha quer que comércio informe preços de produtos por unidade de medida

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Deputada Martha Rocha - Foto: Thiago Lontra
Deputada Martha Rocha - Foto: Thiago Lontra

A deputada Martha Rocha (PDT), pré-candidata a prefeita do Rio em 2020, quer que estabelecimentos comerciais sejam obrigados a disponibilizar os preços de produtos fracionados por unidades de medida – quilograma, litro, metro ou outra. A determinação é do projeto de lei 3.859/18, que a Alerj aprovou em 1ª discussão nesta quarta-feira (11/09). O texto ainda precisa ser votado em segunda discussão pela Casa.

Segundo a proposta, o preço por unidade de medida deve ser exposto no compartimento ou prateleira onde esteja registrado o valor do produto e não pode ocupar espaço inferior a 50% do utilizado para informar o preço do produto.

O texto também estabelece que o valor por unidade para produtos promocionais deve levar em consideração as proporções de ganho de peso, medida ou volume. A proposta não se aplica a produtos que não se diferem pela medida, como eletroeletrônicos, roupas e autopeças.

O descumprimento da norma acarretará em sanções previstas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Os estabelecimentos comerciais terão 60 dias para se adequarem ao texto. “A partir da inclusão desse parâmetro de comparação de preço por unidade de medida, a informação sobre o preço dos produtos torna-se mais adequada e clara quanto ao preço por quantidade paga pelo consumidor, pois fica mais claro identificar a má fé e a boa fé a partir da exposição do preço por unidade paga”, justifica a parlamentar.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Martha Rocha quer que comércio informe preços de produtos por unidade de medida
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui