Martha Rocha quer que empresas parem de cobrar dívidas por telefone

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Deputada Estadual Martha Rocha - Foto: Thiago Lonta

Chega de evitar as ligações de São Paulo, projeto da deputada estadual Martha Rocha (PDT) quer proibir que empresas e prestadoras de serviço cobrem dívidas por meio de ligações telefônicas sem que os consumidores sejam avisados previamente por carta ou e-mail. O projeto foi aprovado em 1ª discussão na Alerj e ainda precisa ser votado em segunda discussão pela Casa.

Em caso de descumprimento poderão ser impostas sanções previstas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). O Poder Executivo deverá regulamentar a norma através de decretos.

Segundo Martha Rocha, a medida segue as determinações da Lei 6.854/14, que estabelece transparência na cobrança de dívidas de consumidores. “A prática da cobrança de débito por telefone está cada vez mais corriqueira. Entretanto, a prática traz muitos transtornos ao consumidor. É importante ressaltar que as ligações de cobrança, muitas vezes, são vexatórias, importunando o consumidor em horários e locais impróprios, expondo-o, inclusive, em seu local de trabalho”, justificou a parlamentar.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Martha Rocha quer que empresas parem de cobrar dívidas por telefone
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui