MAST de Portas Abertas– Fim de Semana de filmes ao ar livre

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Reaberto para receber os visitantes, presencialmente, desde o Dia das Crianças, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou agora uma programação especial para este sábado (24/10) e domingo (25/10) com atividades para o público curtir seu arborizado campus de 44 mil m². Lembrando que, para acessar o Museu, é preciso seguir o protocolo de segurança sanitária e respeitar as medidas básicas que visam à preservação da saúde, tanto dos visitantes quanto de sua equipe. Portanto, haverá controle de acesso por sala e distribuição de 100 senhas para participar das atividades.

A partir das 14h, o MAST abre suas portas para que o público mergulhe nas maravilhas do céu exibidas no espaço imersivo do Centro de Visitantes. Com imagens projetadas em um ambiente virtual, é possível conhecer um pouco sobre a história da Astronomia com efeitos visuais e sonoros na sala projetada para simular uma jornada pelo Universo. Após essa aventura tecnológica, a dica é curtir a exposição Ressurgindo das Cinzas, realizada em parceria com o Museu Nacional, que exibe 39 peças em seu acervo, além de uma adaga feita de ferro meteorítico e um totem que conta a história do famoso meteorito Bendegó, que, curiosamente, escapou das chamas que consumiram a instituição em setembro de 2018.

Além disso, é uma boa oportunidade de ver, tocar e tirar a sua foto ao lado do segundo maior meteorito encontrado no Brasil, o Santa Luzia de Goiás! O objeto espacial, de aproximadamente duas toneladas, está exposto e acessível em frente à fachada principal do MAST para apreciação dos visitantes. E por falar nisso, também no sábado, a partir das 18h30 tem o Cinema no Gramado, que apresenta a Mostra de Filmes Científicos em pleno ar livre. A atividade é uma forma de entretenimento cultural de qualidade e uma oportunidade para apresentar a ciência e a tecnologia de maneira clara, atraente e segura dentro dos parâmetros do “novo normal”. O conteúdo dos vídeos de curta duração é dirigido ao público geral, sendo recomendado para a audiência a partir da faixa infantojuvenil.

Confira abaixo a sinopse dos filmes que serão exibidos no sábado (24):

Advertisement

· EUREKA: ENERGIA

A energia está presente em todo o processo de transformação física e química da Terra. Frequentemente, ouvimos que “a energia é tudo o que nos cerca, energia não se cria nem se destrói, apenas sofre transformações“. O programa expõe quais são as fontes de energia que exploramos e como são aproveitadas. Faz também uma introdução sobre eficiência energética e sustentabilidade, analisando o potencial de uso da energia geotérmica no Chile. E ainda acompanha o especialista em Vulcanologia Jorge Clavero, diretor de exploração geotérmica de energia, em uma expedição até o vulcão Tacora, realizando medições e estudos terreno.

Duração: 15 min
Classificação indicativa: 14 anos

· ENERGIA EÓLICA

As energias, antes chamadas de alternativas, são cada vez mais necessárias para o Brasil alcançar seus objetivos estratégicos, aumentar a segurança energética e reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Pesquisas científicas passam a se concentrar nos ciclos naturais que não se esgotam: o futuro da produção de energia está na força dos ventos, na energia solar, na terra fértil para produção de combustível vegetal – riquezas naturais presentes com fartura em todo território nacional. O programa mostra como funciona a energia eólica, abundante em todo o país, e por que ela é importante para compor a matriz energética brasileira.

Duração: 25 min
Classificação indicativa: 14 anos
Obs.: A realização do Cinema no Gramado está sujeita a condições climáticas.

Atenção: Grupos devem entrar em contato com o email atendimento@mast.br para agendar e receber as informações sobre a visita e todos os procedimentos para garantir a segurança e higienização.

Já no domingo (25), além das exposições, o MAST retoma uma das atividades que mais faz sucesso com a criançada: o Planetário Digital. Também readequado aos procedimentos de segurança sanitária, a atividade se adaptou para sair da cúpula e expandir o Universo no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão, que teve a capacidade de público reduzida para 18 lugares, por sessão. No local, que terá capacidade reduzida e manterá as janelas abertas para circulação de ar, serão projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. A sessão acontece às 16h e será conduzida por mediadores do MAST, que vão detalhar sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

SERVIÇO
MAST DE PORTAS ABERTAS
Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586 / Tel.: 3514-5299 e 3514-5229
Horários de visitação
Terça a sexta – 09h às 17h
Sábados – 14h às 20h
Domingos e feriados – 14h às 18h

FIM DE SEMANA NO MAST
SÁBADO 24/10 – Funcionamento do Museu: das 14h às 20h
Visita à exposição Ressurgindo das Cinzas

Sessões no Espaço Imersivo do Centro de Visitantes
Cinema no Gramado – Mostra de Filmes Científicos – às 18h30

· Eureka: Energia
Duração -15 minutos
Classificação indicativa: 14 anos

· Energia Eólica
Duração – 25 minutos
Classificação indicativa: 14 anos

DOMINGO 25/10 – Funcionamento do Museu: das 14h às 18hVisita à exposição Ressurgindo das Cinzas

Sessões no Espaço Imersivo do Centro de Visitantes
Sessão do Planetário Digital no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão (18 lugares) – às 16h
GRÁTIS

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MAST de Portas Abertas– Fim de Semana de filmes ao ar livre
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 MAST de Portas Abertas– Fim de Semana de filmes ao ar livre
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui