Reaberto para receber os visitantes, presencialmente, desde o Dia das Crianças, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou agora uma programação especial para este sábado (24/10) e domingo (25/10) com atividades para o público curtir seu arborizado campus de 44 mil m². Lembrando que, para acessar o Museu, é preciso seguir o protocolo de segurança sanitária e respeitar as medidas básicas que visam à preservação da saúde, tanto dos visitantes quanto de sua equipe. Portanto, haverá controle de acesso por sala e distribuição de 100 senhas para participar das atividades.

A partir das 14h, o MAST abre suas portas para que o público mergulhe nas maravilhas do céu exibidas no espaço imersivo do Centro de Visitantes. Com imagens projetadas em um ambiente virtual, é possível conhecer um pouco sobre a história da Astronomia com efeitos visuais e sonoros na sala projetada para simular uma jornada pelo Universo. Após essa aventura tecnológica, a dica é curtir a exposição Ressurgindo das Cinzas, realizada em parceria com o Museu Nacional, que exibe 39 peças em seu acervo, além de uma adaga feita de ferro meteorítico e um totem que conta a história do famoso meteorito Bendegó, que, curiosamente, escapou das chamas que consumiram a instituição em setembro de 2018.

Além disso, é uma boa oportunidade de ver, tocar e tirar a sua foto ao lado do segundo maior meteorito encontrado no Brasil, o Santa Luzia de Goiás! O objeto espacial, de aproximadamente duas toneladas, está exposto e acessível em frente à fachada principal do MAST para apreciação dos visitantes. E por falar nisso, também no sábado, a partir das 18h30 tem o Cinema no Gramado, que apresenta a Mostra de Filmes Científicos em pleno ar livre. A atividade é uma forma de entretenimento cultural de qualidade e uma oportunidade para apresentar a ciência e a tecnologia de maneira clara, atraente e segura dentro dos parâmetros do “novo normal”. O conteúdo dos vídeos de curta duração é dirigido ao público geral, sendo recomendado para a audiência a partir da faixa infantojuvenil.

Confira abaixo a sinopse dos filmes que serão exibidos no sábado (24):

· EUREKA: ENERGIA

A energia está presente em todo o processo de transformação física e química da Terra. Frequentemente, ouvimos que “a energia é tudo o que nos cerca, energia não se cria nem se destrói, apenas sofre transformações“. O programa expõe quais são as fontes de energia que exploramos e como são aproveitadas. Faz também uma introdução sobre eficiência energética e sustentabilidade, analisando o potencial de uso da energia geotérmica no Chile. E ainda acompanha o especialista em Vulcanologia Jorge Clavero, diretor de exploração geotérmica de energia, em uma expedição até o vulcão Tacora, realizando medições e estudos terreno.

Duração: 15 min
Classificação indicativa: 14 anos

· ENERGIA EÓLICA

As energias, antes chamadas de alternativas, são cada vez mais necessárias para o Brasil alcançar seus objetivos estratégicos, aumentar a segurança energética e reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Pesquisas científicas passam a se concentrar nos ciclos naturais que não se esgotam: o futuro da produção de energia está na força dos ventos, na energia solar, na terra fértil para produção de combustível vegetal – riquezas naturais presentes com fartura em todo território nacional. O programa mostra como funciona a energia eólica, abundante em todo o país, e por que ela é importante para compor a matriz energética brasileira.

Duração: 25 min
Classificação indicativa: 14 anos
Obs.: A realização do Cinema no Gramado está sujeita a condições climáticas.

Atenção: Grupos devem entrar em contato com o email atendimento@mast.br para agendar e receber as informações sobre a visita e todos os procedimentos para garantir a segurança e higienização.

Já no domingo (25), além das exposições, o MAST retoma uma das atividades que mais faz sucesso com a criançada: o Planetário Digital. Também readequado aos procedimentos de segurança sanitária, a atividade se adaptou para sair da cúpula e expandir o Universo no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão, que teve a capacidade de público reduzida para 18 lugares, por sessão. No local, que terá capacidade reduzida e manterá as janelas abertas para circulação de ar, serão projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. A sessão acontece às 16h e será conduzida por mediadores do MAST, que vão detalhar sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

SERVIÇO
MAST DE PORTAS ABERTAS
Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586 / Tel.: 3514-5299 e 3514-5229
Horários de visitação
Terça a sexta – 09h às 17h
Sábados – 14h às 20h
Domingos e feriados – 14h às 18h

FIM DE SEMANA NO MAST
SÁBADO 24/10 – Funcionamento do Museu: das 14h às 20h
Visita à exposição Ressurgindo das Cinzas

Sessões no Espaço Imersivo do Centro de Visitantes
Cinema no Gramado – Mostra de Filmes Científicos – às 18h30

· Eureka: Energia
Duração -15 minutos
Classificação indicativa: 14 anos

· Energia Eólica
Duração – 25 minutos
Classificação indicativa: 14 anos

DOMINGO 25/10 – Funcionamento do Museu: das 14h às 18hVisita à exposição Ressurgindo das Cinzas

Sessões no Espaço Imersivo do Centro de Visitantes
Sessão do Planetário Digital no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão (18 lugares) – às 16h
GRÁTIS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui