Que tal aproveitar o feriadão da independência para ir a um Museu? Aqui tem a lista de quase 40 museus no Rio de Janeiro que você pode conhecer, ou aproveitar que o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou uma programação especial para este sábado (8). São várias atividades gratuitas para crianças, jovens e adultos curtirem a tarde com bastante entretenimento e cultura.



A dica é chegar 14h e conhecer as exposições do MAST, com destaque para a mostra As Estações do Ano: Terra em Movimento Exposição. Com foco na astronomia básica, a exposição aborda temas como os ciclos das estações do ano e fases da Lua por meio de aparatos interativos 3D, vídeos e painéis, além de contar com uma bela cenografia de céu.

A partir das 15h, é hora de preparar o lanche da tarde com a oficina Cozinhando com a Ciência, que tem no cardápio o Bolinho de Cacau Nutritivo. Uma ótima oportunidade para quem está preocupado em ter uma alimentação saudável, quer conhecer as propriedades dos diversos ingredientes e as transformações que sofrem durante o preparo e consumo.

E para prestar uma homenagem em solidariedade ao Museu Nacional, a sessão das 15h30 do Cine Ciência traz o tema Memórias e Relatos do Museu Nacional. No encontro, será exibido documentário Conhecendo Museus: Museu Nacional, sugerido para adultos e crianças a partir dos 12 anos. Após a sessão haverá um debate com pesquisadores da instituição sobre as histórias e a importância do museu, além de uma reflexão sobre a preservação do patrimônio histórico, cultural e científico no Brasil. Os participantes vão conhecer relatos sobre os 200 anos de existência do Museu Nacional, que além de guardar as coleções históricas lá existentes, possibilitou o desenvolvimento de pesquisas e geração de conhecimento.

Também é uma oportunidade de passar a tarde conhecendo o astro-rei com a Observação do Sol, atividade realizada por meio de telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. No final da tarde, acontece a Observação do Céu, que por meio de uma luneta construída no início do século XX, é possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia.

E já que estamos falando de telescópio, que tal conhecer a luneta de 46 cm de diâmetro, o maior telescópio refrator do Brasil? Pois a cúpula onde está a Luneta Equatorial do Observatório Nacional (ON) vai estar aberta à visitação durante toda a tarde para que o público participe do Sábado Astronômico. Ao lado do astrônomo Fernando Roig, os visitantes vão saber o que são as Ciências Planetárias, e conhecer as especialidades e curiosidades sobre o telescópio, instalado no ON em 1922. O MAST e o ON dividem o mesmo conjunto arquitetônico e paisagístico, além do acervo (tombado como patrimônio) e parte de suas instalações no Campus. As instituições compartilham também a história da ciência e da tecnologia, valorizando as práticas, a produção e a circulação do conhecimento.

Serviço
SÁBADO NO MAST – 08/09
Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586, São Cristóvão / Tel: 3514-5299 e 3514-5229
Funcionamento do Museu: das 14h às 20h
Cozinhando com a Ciência – Bolinho de Cacau Nutritivo – 15h (distribuição de senhas a partir de 14h)
Cine Ciência – EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO Conhecendo Museus: Museu Nacional- 15h30 (distribuição de senhas a partir de 14h) – Sugerido para adultos e crianças a partir dos 12 anos
Observação do Sol – das 15h às 17h
Observação do Céu – das 17h30 às 20h
ENTRADA FRANCA

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui