MAST faz programação especial no sábado com homenagem ao Museu Nacional

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Que tal aproveitar o feriadão da independência para ir a um Museu? Aqui tem a lista de quase 40 museus no Rio de Janeiro que você pode conhecer, ou aproveitar que o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou uma programação especial para este sábado (8). São várias atividades gratuitas para crianças, jovens e adultos curtirem a tarde com bastante entretenimento e cultura.



A dica é chegar 14h e conhecer as exposições do MAST, com destaque para a mostra As Estações do Ano: Terra em Movimento Exposição. Com foco na astronomia básica, a exposição aborda temas como os ciclos das estações do ano e fases da Lua por meio de aparatos interativos 3D, vídeos e painéis, além de contar com uma bela cenografia de céu.

A partir das 15h, é hora de preparar o lanche da tarde com a oficina Cozinhando com a Ciência, que tem no cardápio o Bolinho de Cacau Nutritivo. Uma ótima oportunidade para quem está preocupado em ter uma alimentação saudável, quer conhecer as propriedades dos diversos ingredientes e as transformações que sofrem durante o preparo e consumo.

Advertisement

E para prestar uma homenagem em solidariedade ao Museu Nacional, a sessão das 15h30 do Cine Ciência traz o tema Memórias e Relatos do Museu Nacional. No encontro, será exibido documentário Conhecendo Museus: Museu Nacional, sugerido para adultos e crianças a partir dos 12 anos. Após a sessão haverá um debate com pesquisadores da instituição sobre as histórias e a importância do museu, além de uma reflexão sobre a preservação do patrimônio histórico, cultural e científico no Brasil. Os participantes vão conhecer relatos sobre os 200 anos de existência do Museu Nacional, que além de guardar as coleções históricas lá existentes, possibilitou o desenvolvimento de pesquisas e geração de conhecimento.

Também é uma oportunidade de passar a tarde conhecendo o astro-rei com a Observação do Sol, atividade realizada por meio de telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. No final da tarde, acontece a Observação do Céu, que por meio de uma luneta construída no início do século XX, é possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia.

Prédio Sede MAST low Crédito Divulgação MAST MAST faz programação especial no sábado com homenagem ao Museu Nacional

E já que estamos falando de telescópio, que tal conhecer a luneta de 46 cm de diâmetro, o maior telescópio refrator do Brasil? Pois a cúpula onde está a Luneta Equatorial do Observatório Nacional (ON) vai estar aberta à visitação durante toda a tarde para que o público participe do Sábado Astronômico. Ao lado do astrônomo Fernando Roig, os visitantes vão saber o que são as Ciências Planetárias, e conhecer as especialidades e curiosidades sobre o telescópio, instalado no ON em 1922. O MAST e o ON dividem o mesmo conjunto arquitetônico e paisagístico, além do acervo (tombado como patrimônio) e parte de suas instalações no Campus. As instituições compartilham também a história da ciência e da tecnologia, valorizando as práticas, a produção e a circulação do conhecimento.

Serviço
SÁBADO NO MAST – 08/09
Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586, São Cristóvão / Tel: 3514-5299 e 3514-5229
Funcionamento do Museu: das 14h às 20h
Cozinhando com a Ciência – Bolinho de Cacau Nutritivo – 15h (distribuição de senhas a partir de 14h)
Cine Ciência – EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO Conhecendo Museus: Museu Nacional- 15h30 (distribuição de senhas a partir de 14h) – Sugerido para adultos e crianças a partir dos 12 anos
Observação do Sol – das 15h às 17h
Observação do Céu – das 17h30 às 20h
ENTRADA FRANCA

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MAST faz programação especial no sábado com homenagem ao Museu Nacional
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 MAST faz programação especial no sábado com homenagem ao Museu Nacional
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui