Mast oferece atividades educativas online para as crianças se divertirem durante a quarentena

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) está disponibilizando, pela internet, uma visita remota ao campus do centro cultural, localizado em São Cristóvão, Zona Norte do Rio. Na rede, estão disponíveis opções divertidas para as famílias preencherem o tempo com atividades lúdicas e informativas, como a Experiência de Realidade Virtual sobre o Homem na Lua, a visita remota ao campus do MAST e a Coleção de Bonecos de Papel para imprimir e montar. montarem.

O MAST está fechado ao público externo por tempo indeterminado, mas, pela internet é possível levar um pouco do Museu para dentro de casa durante este período de recolhimento para evitar a propagação do Coronavírus.

Experiência de Realidade Virtual sobre o Homem na Lua

Ao acessar o endereço, é possível vivenciar esta experiência, que utiliza a plataforma SuperViz, na qual as pessoas podem interagir na superfície lunar, abrindo informações como textos, fotos e vídeos. A experiência é multiplataforma, roda pelo navegador e pode ser acessada por computadores, tablets e smartphones. Basta deslocar o cursor na tela e clicar sobre a opção escolhida para abrir. Aliás, o celular inteligente o permite o modo de visualização imersivo, com o uso de headsets de realidade virtual.

Advertisement

Visita Remota ao Campus do MAST

Já pelo link, é possível acessar o WebApp do MAST, que permite fazer um passeio virtual pelo Campus do MAST e Observatório Nacional, com direito a tour 360°. Com navegação simples, o WebApp MAST exibe o menu na tela inicial com opções em português e em inglês e sete categorias de informação. Em Audioguia, o usuário vai dispor de todo o conteúdo gravado, desde a locução das boas-vindas ao Museu, até as descrições sobre instrumentos, pavilhões de lunetas e outras edificações. Em Sobre o Campus, o usuário tem acesso a um resumo da história do MAST e do Observatório Nacional, desde os primórdios em que o Imperial Observatório do Rio de Janeiro funcionava no extinto Morro do Castelo, até o início da década de 1920, e depois foi transferido para o local onde está até hoje. O Tour 360º, com imagens panorâmicas de dezenove pontos de destaque no Campus; e Site do MAST.

Coleção de Bonecos de Papel

O MAST lançou também uma coleção de bonecos de papel, para imprimir e montar em casa, que representam personalidades e elementos da astronomia e das ciências afins. Semanalmente, o Museu vai disponibilizar moldes para baixar e divertir as crianças.

Na primeira série de moldes, o MAST celebra a exposição O Eclipse: Einstein, Sobral e o GPS. Os quatro bonecos são os dos cientistas Albert Einstein e Henrique Morize e representações lúdicas da lua e do sol. O tema do segundo kit da série é a viagem espacial que levou o homem pela primeira vez à lua. A Missão Apollo 11 traz representações do foguete tripulado pelos astronautas Buzz Aldrin, Michael Collins e Neil Armstrong para a criançada se divertir com os personagens desta espetacular e audaciosa corrida espacial. No ano passado, a missão completou 50 anos e foi celebrada no MAST com o evento Partiu Apollo 11, com uma série de atividades que comemoravam a chegada do homem ao satélite natural da terra.

Para fazer o download dos moldes da série O Eclipse, basta acessar os seguintes links:

Sol

Lua

Henrique Morize

Albert Einstein

Para fazer o download dos moldes da série Missão Apollo 11, basta acessar os seguintes links:

Buzz Aldrin

Michael Collins

Neil Armstrong

Nave Apollo 11

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mast oferece atividades educativas online para as crianças se divertirem durante a quarentena
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui