MAST oferece o curso on-line ‘O Céu na Palma da Mão’

Voltada para amantes da Astronomia, a atividade grátis à distância terá pesquisadores do Museu ensinando a usar o aplicativo Stellarium

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Saber o nome das estrelas e constelações, bem como entender a posição dos astros no céu, pode parecer difícil. Para os amantes da astronomia, o Stellarium é um aplicativo gratuito que ajuda a responder essas dúvidas. Além disso, a ferramenta, que pode ser acessada pelo computador ou por celular, permite abordar temas e dados que são usados pelos cientistas profissionais, tais como astrofísica, astronomia de posição, astronomia nas culturas e muitas outras áreas. Com objetivo de familiarizar o público com a utilização desse software, o Museu de Astronomia e Ciência Afins (MAST) vai oferecer o curso on-line O Céu na Palma da Mão, de iniciação ao Stellarium, nos dias 10, 12, 14 e 17 de janeiro, às 20h, por meio da plataforma pelo Google Meet.

Ministrado à distância pelo educador e estudante de física Jackson de Farias e a pesquisadora Patrícia Figueiró Spinelli, ambos da Coordenação de Educação e Popularização da Ciência (COEDU MAST), o curso tem como proposta incentivar os interessados pelo mundo da astronomia a observar o céu, destacando ainda os recursos interdisciplinares da ferramenta. Por este motivo, a atividade também é recomendável para educadores de espaços formais (escola ou universidade), educadores de espaços culturais (museus, planetários, etc.), jornalistas e comunicadores, museólogos e astrônomos amadores.

As inscrições para pessoas com idade acima de 12 anos podem ser feitas até o dia 9 de janeiro, pelo formulário disponível no link: https://forms.gle/qS3M38oKa39jHkRi6. Após preenchimento do formulário e efetivação da inscrição, o link para a sala virtual Google Meet para os encontros será enviado por e-mail. Os alunos que completarem o curso receberão Certificado de Participação.

Confira a programação do curso:

Advertisement

Encontro 1 (10/01):  Comportamento da esfera celeste.
Hora: 20h-21h10
– Pontos Cardeais
– Controle de tempo
– Hora e data
– Rotação
– Translação

Encontro 2 (12/01): Marcadores, limites e linhas imaginárias na esfera celeste.
Hora:  20h-21h10
– Limites das constelações.
– Linha da eclíptica
– Linha do horizonte
– Linha do meridiano

Encontro 3 (14/01): Escalas astronômicas.
Hora:  20h-21h10
– Ferramenta de busca
– Distância entre objetos
– Busca de OCPs
– Busca de Exoplanetas
– Busca de Estrelas

Encontro 4 (17/01): Momento para trocas.
Hora:  20h-21h30
– Todos os participantes irão realizar uma atividade utilizando o software e apresentarão para os outros alunos do curso

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MAST oferece o curso on-line 'O Céu na Palma da Mão'
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 MAST oferece o curso on-line 'O Céu na Palma da Mão'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui