Na semana marcada pelo feriado dedicado às crianças, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou um dia especial, repleto de atrações para a família comemorar o Dia das Crianças. O evento acontece no dia 13 de outubro, sábado, de 10h às 20h, e oferece ao público muitas atividades lúdicas de divulgação científica, além de experimentos, oficinas, exposições e observação do céu. Grátis.

São várias atrações para entreter a criançada e aguçar a curiosidade, a exemplo das sessões de Planetário Inflável Digital, oficinas de ilusão ótica e de aparatos interativos, atividades educativas do Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro, com o laboratório de foguetes, e a Oficina de Nós de Marinheiros, oferecida pela Marinha do Brasil. Haverá também a Oficina de Jogos Educativos Curió, para crianças na faixa etária dos 5 anos, em que os pequenos jogadores fazem de conta que são macaquinhos, tentando subir em uma árvore para coletar primeiro oito bananas. A árvore, que consiste de cartas de tronco e cartas de copas de árvores, está sendo montada à medida que as bananas se tornam escassas.



Quem adora escutar um belo conto, vai poder se encantar com as Sessões de Contação de Histórias. Uma delas é a da índia Carolina Potiguara, que traz a presença do universo indígena popularmente difundido pela literatura nacional através de mitos, lendas e causos. Outra sessão será com a narradora e arteterapeuta Juliana Franklin, apresentando um repertório de histórias fantásticas que ligam céu e Terra. Histórias que falam com poesia sobre os mistérios do universo e da existência. O projeto Amigos na Praça também estará no MAST desenvolvendo sessões de leitura, além do Sebinho, encontro para a troca de livros e narração de histórias para as crianças. Traga o seu livro em bom estado, pois ele vale uma ficha que dá direito a um novo livro!

Os visitantes vão poder participar também da Observação do Sol, onde se pode analisar o astro rei de forma segura, através de filtros e projetores especiais que permitem a visualização de estruturas como as manchas solares. E no final do dia, todos são convidados a participar do tradicional Programa de Observação do Céu, uma oportunidade para o público ter um contato maior com a Astronomia, através da exibição de vídeos, apresentações multimídia e a observação do céu noturno por meio da centenária Luneta Equatorial de 21cm e um telescópio refletor 8 polegadas de abertura.

Projeto de observação do Sol

O Dia das Crianças no MAST vai contar com a presença de um food truck, oferecendo opção de alimentação com preços acessíveis. Mas, os visitantes também podem trazer seu próprio lanche e até grandes toalhas para curtir um piquenique no bonito gramado do museu!

SERVIÇO
DIA DAS CRIANÇAS NO MAST – SÁBADO 13/10
Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586 / Tel: 3514-5299 e 3514-5229
Funcionamento do Museu: das 10h às 20h

Manhã:
Visita às exposições internas do Museu: 10h às 19h
Planetário Inflável Digital: 11h
Projeto Amigos na Praça / Sebinho: 10h às 13h
Oficina de Jogos Educativos Curió: 10h às 12h
Contação de Histórias e Cantos Indígenas: 10h30

Tarde:
Planetário Inflável Digital: 14h e 16h
Projeto Amigos na Praça / Narração de Histórias para crianças – Juliana Franklin: 12h
Contação de Histórias e Cantos Indígenas – Carolina Potiguara: 14h30
Aparatos Interativos: Desconfiômetro / Ilusões de Ótica: 14h
Oficina de Foguetes GFRJ (Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro): 15h às 18h

Oficina de Nós de Marinheiros: 15h
Cine Ciência para Crianças: 15h30
Observação do Sol: 15h – 16h30
Programa de Observação do Céu: 18h às 20h

DOMINGO 14/10
Funcionamento do Museu: das 14h às 18h
Visita às exposições internas do Museu de Astronomia
Planetário inflável – 15h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)

GRÁTIS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui