MAST terá atividades especiais durante feriadão do Dia das Crianças

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Na semana marcada pelo feriado dedicado às crianças, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou um dia especial, repleto de atrações para a família comemorar o Dia das Crianças. O evento acontece no dia 13 de outubro, sábado, de 10h às 20h, e oferece ao público muitas atividades lúdicas de divulgação científica, além de experimentos, oficinas, exposições e observação do céu. Grátis.

São várias atrações para entreter a criançada e aguçar a curiosidade, a exemplo das sessões de Planetário Inflável Digital, oficinas de ilusão ótica e de aparatos interativos, atividades educativas do Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro, com o laboratório de foguetes, e a Oficina de Nós de Marinheiros, oferecida pela Marinha do Brasil. Haverá também a Oficina de Jogos Educativos Curió, para crianças na faixa etária dos 5 anos, em que os pequenos jogadores fazem de conta que são macaquinhos, tentando subir em uma árvore para coletar primeiro oito bananas. A árvore, que consiste de cartas de tronco e cartas de copas de árvores, está sendo montada à medida que as bananas se tornam escassas.



Quem adora escutar um belo conto, vai poder se encantar com as Sessões de Contação de Histórias. Uma delas é a da índia Carolina Potiguara, que traz a presença do universo indígena popularmente difundido pela literatura nacional através de mitos, lendas e causos. Outra sessão será com a narradora e arteterapeuta Juliana Franklin, apresentando um repertório de histórias fantásticas que ligam céu e Terra. Histórias que falam com poesia sobre os mistérios do universo e da existência. O projeto Amigos na Praça também estará no MAST desenvolvendo sessões de leitura, além do Sebinho, encontro para a troca de livros e narração de histórias para as crianças. Traga o seu livro em bom estado, pois ele vale uma ficha que dá direito a um novo livro!

Advertisement

Os visitantes vão poder participar também da Observação do Sol, onde se pode analisar o astro rei de forma segura, através de filtros e projetores especiais que permitem a visualização de estruturas como as manchas solares. E no final do dia, todos são convidados a participar do tradicional Programa de Observação do Céu, uma oportunidade para o público ter um contato maior com a Astronomia, através da exibição de vídeos, apresentações multimídia e a observação do céu noturno por meio da centenária Luneta Equatorial de 21cm e um telescópio refletor 8 polegadas de abertura.

Projeto de Observação do Sol 1 low Crédito MAST MAST terá atividades especiais durante feriadão do Dia das Crianças
Projeto de observação do Sol

O Dia das Crianças no MAST vai contar com a presença de um food truck, oferecendo opção de alimentação com preços acessíveis. Mas, os visitantes também podem trazer seu próprio lanche e até grandes toalhas para curtir um piquenique no bonito gramado do museu!

SERVIÇO
DIA DAS CRIANÇAS NO MAST – SÁBADO 13/10
Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586 / Tel: 3514-5299 e 3514-5229
Funcionamento do Museu: das 10h às 20h

Manhã:
Visita às exposições internas do Museu: 10h às 19h
Planetário Inflável Digital: 11h
Projeto Amigos na Praça / Sebinho: 10h às 13h
Oficina de Jogos Educativos Curió: 10h às 12h
Contação de Histórias e Cantos Indígenas: 10h30

Tarde:
Planetário Inflável Digital: 14h e 16h
Projeto Amigos na Praça / Narração de Histórias para crianças – Juliana Franklin: 12h
Contação de Histórias e Cantos Indígenas – Carolina Potiguara: 14h30
Aparatos Interativos: Desconfiômetro / Ilusões de Ótica: 14h
Oficina de Foguetes GFRJ (Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro): 15h às 18h

Oficina de Nós de Marinheiros: 15h
Cine Ciência para Crianças: 15h30
Observação do Sol: 15h – 16h30
Programa de Observação do Céu: 18h às 20h

DOMINGO 14/10
Funcionamento do Museu: das 14h às 18h
Visita às exposições internas do Museu de Astronomia
Planetário inflável – 15h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)

GRÁTIS

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MAST terá atividades especiais durante feriadão do Dia das Crianças
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui