MAST terá fim de semana repleto de exposições sobre meteoros

Programação inclui exposição com o segundo maior meteorito achado no Brasil e 'Bombardeio Meteórico', no Projeto VerCiência

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Meteorito Santa Luzia | Foto: Divulgação

Neste fim de semana, a programação do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) vai estar repleta de meteoros. Crianças, jovens e adultos vão poder conhecer mais sobre o tema por meio de dois curtas-metragens e até mesmo tocar e fotografar o meteorito Santa Luzia de Goiás.

Neste sábado e neste domingo (16 e 17/01), a partir das 14h, o MAST irá abrir suas portas para um mergulho nas maravilhas do céu em um espaço imersivo do Centro de Visitantes. Com imagens projetadas em um ambiente virtual é possível conhecer um pouco sobre a história da Astronomia com efeitos visuais e sonoros.

Após essa aventura tecnológica, a dica é curtir a exposição Ressurgindo das Cinzas, realizada em parceria com o Museu Nacional, que exibe o segundo maior objeto espacial encontrado no Brasil, em frente à fachada principal do MAST. Pesando aproximadamente duas toneladas, o meteorito Santa Luzia de Goiás está acessível para apreciação dos visitantes. Além dele, também estarão disponíveis outras 38 peças do acervo, como uma adaga feita de ferro meteorítico e um grande painel que conta a história do famoso meteorito Bendegó, que, curiosamente, escapou das chamas que consumiram a instituição em setembro de 2018.

No sábado (16/01), a partir das 18h30, também tem Cinema no Gramado com a animação O Show da Luna ao ar livre. Em “O Rastro da Estrela”, Luna vê uma estrela cadente no céu e parte em sua busca. Mas, onde ela caiu e será que está acesa ou apagada? Para descobrir algumas respostas, a menina parte numa aventura e vai descobrir que estrelas cadentes não são exatamente “estrelas”.

Advertisement

Também haverá a exibição do curta-metragem Bombardeio Meteórico, que integra o Projeto VerCiência, ação que ajuda a promover a disseminação da cultura científica por meio das tecnologias audiovisuais. O filme traz a história real do meteoro Cheliabinsk – um asteroide de 7 mil toneladas – que riscou o céu da Sibéria em fevereiro de 2013. Sua queda danificou edifícios e feriu milhares de pessoas, e que segundo a NASA, explodiu com a força de 30 bombas atômicas. Os relatos de cientistas russos deixam a pergunta: estamos na mira desse bombardeio meteórico? Um fragmento do Cheliabinsk é um dos meteoritos expostos na mostra Ressurgindo das Cinzas, no MAST, numa das vitrines com o número 19.

A realização do Cinema no Gramado está sujeita a condições climáticas. Caso chova, a atividade acontecerá no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão.

Já no domingo (17/01), além das exposições, o MAST oferece uma das atividades que mais faz sucesso com a criançada: o Planetário Digital. Também readequado aos procedimentos de segurança sanitária, a atividade foi adaptada para fora da cúpula e exibe as belezas celestes no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão. Serão projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. A sessão vai acontecer às 16h e será conduzida por mediadores do MAST, que irão falar sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

Serviço:
Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586 / Tel.: 3514-5299 e 3514-5229
Horários de visitação:
Terça a sexta – 09h às 17h
Sábados – 14h às 20h (a portaria fecha meia hora antes)
Domingos e feriados – 14h às 18h

FIM DE SEMANA NO MAST
SÁBADO 16/01
Visita à exposição Ressurgindo das Cinzas
Cinema no Gramado – às 18h30
Show da Luna – Episódio O Rastro da Estrela. Duração: 12 minutos
Projeto VerCiência – Filme Bombardeio Meteórico. Duração: 60 minutos

DOMINGO 17/01
Visita à exposição Ressurgindo das Cinzas
Sessão do Planetário Digital no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão (18 lugares) – às 16h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MAST terá fim de semana repleto de exposições sobre meteoros
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 MAST terá fim de semana repleto de exposições sobre meteoros
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui