MAST terá programação especial neste final de semana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Neste fim de semana, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) oferece uma série de atividades gratuitas voltadas para crianças, jovens e adultos em ambientes de interação, exploração e conhecimento. Será uma oportunidade para o público se divertir e aprender com experiências que vão desde a construção de um terrário, exposição com experiência virtual e observação do céu por meio de telescópios.

A dica é chegar a partir das 14h e começar visitando as exposições do MAST, com destaque para a mostra Experiências Virtuais em Realidades Digitais, que reúne obras que conjugam tecnologias de interação digital com os saberes inerentes ao campo do Design. A mostra é uma parceria entre o MAST e a PUC-Rio, e exibe objetos que permitem ao público a oportunidade de mergulhar em universos alternativos, lançando mão de recursos de realidade virtual e realidade aumentada.



No sábado (22), os visitantes vão saber se uma planta consegue sobreviver em um ambiente fechado, sem poder respirar. A resposta estará na oficina Faça Você Mesmo, a partir das 16h, na qual o público terá a oportunidade de realizar uma simples experiência Construindo um Terrário, espécie de ecossistema em miniatura, utilizando sementes de pimenta e de feijão. Os participantes vão se divertir enquanto aprendem sobre a fotossíntese. Ao final da atividade, será possível levar seu próprio terrário para casa e, com todo o conhecimento adquirido na oficina, manter a sua planta viva por mais tempo!

Advertisement

Após esta oficina, os visitantes serão convidados a ver o astro-rei mais de perto. Com a atividade Observação do Sol, os interessados vão poder analisá-lo de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos.

E o tradicional Programa de Observação do Céu começa às 17h30 com a palestra O Céu do Mês, onde os participantes vão ter a oportunidade de conhecer o que está visível no céu do Rio de Janeiro e saber um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes. Logo após aprender sobre o céu carioca de dezembro, será hora de pôr o conhecimento em prática e visualizar os astros e configurações celestes por meio por meio de uma luneta construída no início do século XX. A atração faz muito sucesso com o público, pois é possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia.

Já no domingo (23), os visitantes vão ter a oportunidade de conhecer o Universo dentro do Planetário Inflável Digital. Numa cúpula inflável são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. As sessões começam a partir das 15h e são conduzidas por mediadores do MAST. Nelas, os visitantes podem saber mais sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

SERVIÇO
FIM DE SEMANA NO MAST
Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586 / Tel: 3514-5299 e 3514-5229

SÁBADO 22/12
Funcionamento do Museu: das 14h às 20h
Faça Você Mesmo – 16h – ‘Construindo um Terrário'(serão distribuídas 30 senhas a partir de 15h30)
Observação do Sol – das 15h às 17h
Observação do Céu / Palestra O Céu do Mês- das 17h30 às 20h

DOMINGO 23/12
Funcionamento do Museu: das 14h às 18h
Visita às exposições internas do Museu de Astronomia
Planetário inflável – 15h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MAST terá programação especial neste final de semana
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 MAST terá programação especial neste final de semana
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui