MAST traz exposição unindo futebol, astronomia e ciência

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Como explicar, de maneira simples, objetiva e divertida, a origem do universo, a Teoria da Relatividade, os asteroides e cometas? Por que não através do futebol, especialmente em ano de Copa do Mundo? Idealizada pelo físico e astrônomo Carlos Henrique Veiga, a exposição de painéis CIÊNCIA E FUTEBOL cria uma relação bem-humorada entre a Astronomia e fenômenos científicos com o esporte mais popular do mundo. A mostra, que entra em cartaz partir do dia 14/06, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), é uma reedição atualizada da exposição O Observatório Nacional e a Copa do Mundo de 2014, apresentada pelo ON durante o último mundial no Brasil.

Na ocasião, a ideia de aproximar a ciência do grande público, relacionando os temas científicos com a grande paixão dos brasileiros, gerou 14 painéi scriados pela Divisão de Atividades Educacionais do Observatório Nacional, além de um catálogo. Na mostra que o MAST exibirá estarão oito trabalhos, que utilizam a composição de imagens reais extraídas do cotidiano com elementos gráficos para criar a cena lúdica. “Para a mostra original, alguns cartazes foram feitos exclusivamente no contexto da Copa do Mundo no Brasil e tivemos que deixá-los de fora nesta edição, mas a maior parte continua muito atual. Eles têm uma linguagem simples e bem-humorada e esperamos que, mais uma vez, a interação da realidade cotidiana com os conceitos e imagens científicas não só despertem o interesse do público como também divirta os visitantes”, comenta Carlos Veiga.Além das imagens, cada painel traz uma legenda caracterizando a cena e uma explicação científica para os diferentes fenômenos.

 EM CARTAZ

Jogadores, torcida, estádio de futebol e a bola são as grandes estrelas dos cartazes que compõem a mostra no MAST. No painel SISTEMA BRASILEIRO DE DEFESA, o goleiro aparece fazendo a única “defesa” capaz de evitar o choque de um asteroide com nosso planeta.

Advertisement

E se a vibração da torcida com um gol da seleção na Copa do Mundo fosse capaz de liberar tanta energia quanto um terremoto? É o que mostra o cartaz TREMENDO GOLAÇO. O trabalho explica o que chamamos de “sismo” e o que é um sismógrafo, o aparelho que capta e registra essas vibrações mecânicas que surgem após a liberação súbita de uma grande quantidade de energia.

imagens vertical 320x512 2 1 MAST traz exposição unindo futebol, astronomia e ciência

Em QUE GEOMETRIA!, a ilustração de jogadores no campo de futebol vendo uma bola ser engolida pela força de atração gravitacional vai explicar para o público o que o físico Albert Einstein quis dizer com a sua Teoria Geral da Relatividade.

Já em QUAL SERÁ A BOLA DO JOGO?, oito planetas do Sistema Solar são transformados em bolas de Copas do Mundo. Com Netuno, o visitante faz uma viagem no tempo e é visto como a bola do Mundial de 1982, enquanto Mercúrio relembra a bola que vimos em campo nos jogos de 2010. A bola também é a estrela do cartaz ENCHE MAIS UM POUQUINHO?, que, de forma divertida, aborda a teoria que descreve a origem do Universo, conhecida como a Grande Explosão ou Big Bang, e resolve, de maneira lúdica, o problema da aceleração do Universo, conhecida por “energia escura”.

A exposição CIÊNCIA E FUTEBOL fica em cartaz de 14 de junho a 13 de julho e tem entrada gratuita.

EXPOSIÇÃO CIÊNCIA E FUTEBOL
MAST – Museu de Astronomia e Ciências Afins  (Rua General Bruce 586 – São Cristóvão)
Período: de 14 de junho a 13 de julho de 2018 (Biblioteca Henrique Morize)
Segunda a sexta, das 9h às 17h
Entrada gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MAST traz exposição unindo futebol, astronomia e ciência
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 MAST traz exposição unindo futebol, astronomia e ciência
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui