Maternidade Escola da UFRJ revela nova forma de tratar câncer de placenta

A descoberta científica é fruto de parceria que envolve UFRJ, Harvard Medical School e Imperial College of London

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Foto: William Santos/ME/UFRJ

A Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revela uma nova forma de tratar o câncer de placenta revolucionária, que pode impactar o mundo. A instituição já é referência no tratamento da doença trofoblástica gestacional, um tipo de tumor que pode evoluir para o câncer de placenta. A plataforma Expertscape posiciona a UFRJ como o terceiro maior centro no tratamento desse tipo de doença no planeta.

A descoberta é resulto de um estudo do professor e pesquisador Antonio Rodrigues Braga Neto, publicado no periódico Lancet Oncology na última sexta-feira (25/6). A Universidade recebe todo mês, em média, 30 novos casos de gestantes com a enfermidade, vindas de todo o estado do Rio. Três em cada quatro casos têm apresentado cura, índice alcançado pela adoção de um novo tratamento que se baseia em uma quimioterapia mais leve. A inovação é a redução drástica dos efeitos colaterais.

Antonio Braga, coordenador da linha de Cuidado da Mulher com Doença Trofoblástica Gestacional na Maternidade Escola da UFRJ, explica como funciona o procedimento.

“A quimioterapia apontada pelo estudo utiliza apenas o medicamento Methotrexate e em uma dose mais baixa. Por isso, há uma redução importante dos efeitos colaterais. Já a quimioterapia mais agressiva utiliza uma combinação de cinco medicamentos e uma dose mais alta”, destaca Antonio Braga.

Advertisement

O atendimento às pacientes acontece 24 horas por dia na área de plantão da Maternidade Escola. As mulheres que necessitam de acompanhamento ambulatorial são atendidas entre terça e sexta-feira. As novas pacientes e as que já estão em tratamento de quimioterapia são atendidas na quarta-feira no turno da tarde.

“Um determinado grupo de mulheres estava recebendo uma quimioterapia muito agressiva que provoca uma série de efeitos indesejáveis, como o vômito e a queda de cabelo. Agora, elas passarão a receber uma quimioterapia quase sem efeitos colaterais. Este estudo mudará a forma com que o mundo tratará o câncer de placenta”, explica o cientista.

Além da pesquisa, a atuação da UFRJ no tratamento do câncer de placenta abrange também o campo do ensino. Os alunos de graduação e de pós-graduação dos cursos da área médica têm a oportunidade de prestar auxílio nas consultas e oferecer acolhimento psicológico às pacientes. O estudo teve como coautores Gabriela Paiva, Ana Paula Esteves, Fernanda Freitas, Jorge Rezende Filho e Joffre Amim Junior (Maternidade Escola/UFRJ) e contou com a parceria da Harvard Medical School (Estados Unidos) e do Imperial College of London (Inglaterra).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Maternidade Escola da UFRJ revela nova forma de tratar câncer de placenta
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns a pesquisa!!!Essa é a verdadeira ciência!Tentativa e erro….até acertar!!!
    Graças a Deus não tentaram inventar uma vacina para isso,estagnando a pesquisa para o o TRATAMENTO,base da medicina,q é aplacar a dor e sofrimento!!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui