Medalha Tiradentes para Carolina Maria de Jesus

O objetivo é homenagear a autora, no mês de lutas das mulheres, pela contribuição de “Quarto de Despejo” para a literatura nacional

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A deputada Mônica Francisco (Psol) protocolou na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (ALERJ) o Projeto de Resolução 525/2021, para conceder a Medalha Tiradentes post mortem e o respectivo diploma à doutora Carolina Maria de Jesus.

O objetivo do PR é homenagear a autora, no mês de lutas das mulheres, pela contribuição de “Quarto de Despejo” para a literatura nacional.

A parlamentar também destacou que Carolina Maria foi uma mulher negra, mãe solo, catadora de papéis que enfrentou o racismo e a falta de oportunidades.

“A história Carolina de Jesus se confunde com a de muitas mulheres negras de territórios favelados, inclusive com a minha. Ela enfrentou toda a luta pela sobrevivência e ainda colocou no papel, tornando-se uma das principais autoras negras brasileiras. Doutora Carolina Maria de Jesus merece todas as homenagens e reconhecimentos”, declarou Mônica Francisco.

Advertisement

Além de ‘Quarto de Despejo: diário de uma favelada’, Carolina escreveu ‘Casa de alvenaria’, ‘Diário de Bitita’ e ‘Meu estranho diário’.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Medalha Tiradentes para Carolina Maria de Jesus
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui