Medida contra maus-tratos aos animais é aprovada na Alerj

O projeto de lei foi proposto pela deputada Tia Ju (Republicanos)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (15/04), em discussão única, projeto de lei, que estabelece medidas para casos de maus tratos a animais. O projeto foi recebido emendas, portanto, seu texto ainda pode ser alterado.

De acordo com projeto de lei 532/19, nos casos em que for comprovado o abuso, maus-tratos ou outras condutas cruéis aos animais, que sejam cometidas por empresas, deverão ser adotados os seguintes procedimentos: apreensão imediata do animal por órgão competente; interdição do local; encaminhamento do responsável à autoridade policial, para que sejam adotadas as medidas cabíveis. Além disso, também poderá haver a cassação da inscrição estadual das empresas que violem as disposições da norma, permitida somente após trânsito em julgado de sentença condenatória.

A deputada Tia Ju (republicanos), autora da medida explica que o projeto de lei funciona de forma complementar ao Código Estadual de Proteção aos Animais – Lei 3.900/20.

“O objetivo é garantir a punição das empresas que venham impor maus tratos contra os animais, sejam eles silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, fortalecendo assim a defesa dos direitos dos animais e a sua efetiva proteção. Ao estimular, consentir ou se omitir diante de atos de crueldade contra animais cometidos por seus funcionários ou prestadores de serviço, as empresas são igualmente responsáveis”, declarou a parlamentar.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Medida contra maus-tratos aos animais é aprovada na Alerj
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui