MEE: culinária asiática é destaque em um dos melhores restaurantes do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Prato do Restaurante Mee
Foto: Divulgação

Tendo a honra de ser o primeiro restaurante de comida pan-asiática do mundo a receber uma estrela Michelin, o MEE, uma das criações do famoso chef Ken Hom, oferece aos seus visitantes um menu digno de imperadores.

O melhor da Ásia em Copacabana

Restaurante Mee
Reprodução Internet

Focado em oferecer o mais exótico da culinária asiática em um contexto cheio de luxo, o restaurante MEE está localizado no coração do histórico Hotel Belmond Copacabana Palace e se tornou um sucesso gastronômico desde a abertura de suas portas, em 2014.

O nome MEE é originário da língua coreana e significa “beleza”, o que se adapta muito bem ao contexto oferecido por esse lugar. Em seu cardápio, é possível encontrar pratos que apresentam o melhor da culinária de países como Tailândia, Camboja, Malásia, Cingapura, Coreia, Vietnã, China e Japão. Tudo oferecido por meio de um criativo menu, que pode ser acompanhado por mais de 25 variedades de saquê importadas diretamente do Japão.

Vale ressaltar que a culinária e a ambientação do restaurante demonstram a razão de sua entrada no prestigiado Guia Michelin, que destaca que a criatividade do lugar se estende até os nomes das bebidas, como no caso do coquetel chamado MEEchelin. Além dos pontos acima mencionados, a atmosfera e o nível de exclusividade deste restaurante atraem a atenção de seus visitantes internacionais, pois as paredes do lugar são adornadas por retratos dos rostos tatuados de mulheres da tribo Chin, de Myanmar, criados pelo artista belga Christian Develter. Sendo um dos locais gastronômicos mais exclusivos de Copacabana, o MEE se destaca como uma referência instantânea à rica mistura de culturas asiáticas que existe no país.

Advertisement

Culinária asiática na cultura popular

Pratos do Restaurante Mee
Reprodução Internet

A culinária asiática se tornou uma referência da cultura popular no Brasil, já que, além de restaurantes, é possível encontrar a gastronomia de lugares como China, Japão e Coreia figurando em celebrações nas ruas e até mesmo nas telas de smartphones e computadores. Um exemplo de como encontrar essa culinária nas ruas é o clássico Festival Gastronômico de Búzios, no qual os melhores restaurantes da região se reúnem todos os anos para levar às ruas criações como o Bao de Barriga de Porco e o Nami o Nasi Goreng com Mignon de Porco BBQ. Assim, os pratos podem ser degustados no contexto de uma feira cultural que dura mais de uma semana. Já no mundo digital, um exemplo da exuberância e popularidade da comida asiática aparece no contexto de sites de cassino, como é o caso da Betway, com a slot machine Win Sum Dim Sum, em que a culinária chinesa é protagonista e pratos como Har Gau, Siu Mai e Lo Mai Gai são incluídos como símbolos usados no jogo. Outro exemplo dessa popularidade são os aplicativos que colocam a culinária asiática literalmente nas mãos das pessoas, como o jogo Sushi Go!, disponível na App Store. Nele, o objetivo é obter a melhor combinação de sushis enquanto eles passam em alta velocidade pela barra, coletando maki rolls e sashimis para aumentar a pontuação.

A influência cultural asiática no Rio de Janeiro

Corcovado e o Pão de Açúcar - Cidade do Rio de Janeiro - Foto: Alexandre Macieira | Riotur
Corcovado e o Pão de Açúcar – Cidade do Rio de Janeiro – Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Para além da gastronomia, o Rio de Janeiro é um lugar que vive a influência asiática cotidianamente. Há monumentos antigos que oferecem algumas das mais belas vistas da Cidade Maravilhosa, como a Vista Chinesa, classificada como um dos 5 lugares mais românticos do Rio de Janeiro. Atualmente, é possível encontrar um grande apoio para a cultura asiática em lugares como a Associação Nikkei do Rio de Janeiro, que, além de barracas com especialidades culinárias, oferece há mais de 40 anos oficinas de artesanato e apresentações de artes marciais, tambores japoneses e danças típicas. Com vistas ao futuro, temos o grande parque chinês, que está em construção na Tijuca, local que será sede de duas praças com pagode e procura se tornar um centro de encontro e divulgação cultural para a comunidade chinesa no Brasil.

O restaurante MEE foi elogiado desde a sua abertura por oferecer uma experiência asiática singular e merece uma visita. Está aberto ao público de domingo a quarta-feira, das 19h à meia-noite, e de quinta a sábado, das 19h à 1h, oferecendo uma variedade surpreendente em seu sushi bar, múltiplas entradas e oito pratos principais que celebram o melhor da cozinha de todo o continente asiático.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MEE: culinária asiática é destaque em um dos melhores restaurantes do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui