Mega ação social distribui três mil quentinhas no Centro do Rio

Ação da Obra Social do Rio de Janeiro e da Tropa da Solidariedade encontrou muitas pessoas sem dinheiro para voltar para casa, afetados pela queda do turismo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Uma ação social distribuiu nesta segunda (03/05) e terça-feira (04/05) mil quentinhas por dia para pessoas em situação de rua nas imediações da Lapa, Glória, Catete e Cinelândia. Além dos sem-teto, a ação encontrou muita gente nas ruas sem dinheiro para voltar para casa. Um retrato da quebra da cadeia produtiva da economia e do turismo, que alimentava o comércio ambulante da região e está afetada pela pandemia. A ação continua nesta quarta.

Eu vim aqui para tentar vender meus produtos de beleza, mas não tem ninguém na Lapa. Foi a primeira vez que pedi comida na rua”, disse uma senhora, que não quis se identificar, acompanhada do filho. Ela almoçou nas escadas da Sala Cecília Meireles e elogiou a comida, composta por arroz, feijão, farofa e um ensopado de peito de frango, cenoura e batata. O alimento foi preparado bem cedo numa das três creches administradas pelo RioSolidario. “Eu vou para Copacabana tentar alguma coisa lá. Mas vou a pé, não temos dinheiro para o ônibus”. 

Outro senhor, de 60 anos, conhecido pelos colegas como Morgan Freeman carioca devido à semelhança com o ator americano, também aproveitava o almoço, enquanto mostrava seus chaveiros e lembranças que tentou vender em vão durante toda a manhã. “Irmão, não tem ninguém aqui. Esse rango caiu do céu”, disse, ao ver Shackal, que já esteve em situação de rua e conhece muitos dos moradores da região. “Agora deixa eu correr aqui que tem um grupo de gringos ali na praça e vou tentar vender alguma coisa”.

O diretor-executivo do RioSolidario, Himalaia Galvão, ajudou na distribuição das quentinhas, sempre feita em filas organizadas para evitar aglomerações.

Advertisement

No RioSolidario nós temos meios e recursos para ajudar quem atua nos territórios. Não dá pra gente ficar de braços cruzados”. Além da quentinha, foram distribuídos talheres de plástico e aplicado álcool em gel nas mãos de quem recebia. “A Tropa já está habituada com este tipo de ação e por isso essa parceria tem tudo para dar certo. Estamos num projeto piloto”.

Andando de um lado para o outro, sempre em contato direto com os moradores de rua, Shackal se mostrava realizado. A Tropa da Solidariedade sempre distribui de 200 a 300 quentinhas diariamente e desta vez, com a meta multiplicada, conseguiu matar a fome de todo mundo. “Sei o que é passar fome, pois vivi nas ruas. Volta e meia, nas nossas ações, ficava gente sem comer e hoje isso não aconteceu”. 

Nesta quarta a ação se repete e, se tudo der certo e surgirem novos doadores, pode virar permanente. Afinal, a fome não dá trégua.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mega ação social distribui três mil quentinhas no Centro do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui