Melhores condições de trabalho de entregadores e motoristas de aplicativos será tema de audiência pública

Projeto do vereador Tarcísio Motta obriga empresas de aplicativos a manter ao menos três pontos de apoio em cada área de planejamento do Rio para entregadores, motoristas e demais colaboradores

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem apenas ilustrativa | Foto: Reprodução/Internet

A Comissão de Trabalho e Emprego realizará audiência pública na próxima segunda-feira (14/06), às 10h, sobre projeto de lei (PL) que obriga empresas de aplicativos de entregas e de transporte individual privado de passageiros a manter, no mínimo, três pontos de apoio em cada uma das áreas de planejamento do município do Rio de Janeiro para entregadores, motoristas e demais colaboradores.

De autoria do vereador Tarcísio Motta, o PL nº103/2021 descreve ainda a estrutura mínima que cada ponto deve ter, como sanitários e vestiários masculinos e femininos, sala para apoio e descanso, com wi-fi e recarga de celular gratuitos, espaços para refeição e para estacionar bicicletas e motos.

“Depois de conversarmos com a categoria, elaboramos essa lei para melhorar as condições de trabalho dessas pessoas, que são sufocadas por uma jornada de mais de 10 horas por dia, praticamente sem folga e sem direito trabalhista. Agora, vamos fazer um debate ainda mais amplo, isso é fundamental para que a lei atenda de fato às necessidades desses profissionais”, diz Tarcísio Motta.

A audiência, que será realizada de forma híbrida – virtual e no Salão Nobre da Câmara Municipal – contará com a presença de entregadores e motoristas de aplicativos, do coordenador nacional do Coletivo Sindical e Popular Travessia, Gibran Ramos Jordão, do sociólogo Ricardo Antunes, do Grupo de Pesquisa Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses, e da psicóloga Letícia Pessoa Masson, do Centro de Estudos do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/Ensp/Fiocruz).

Advertisement

O debate poderá ser assistido pela transmissão ao vivo feita pelo canal do Youtube da Rio TV Câmara.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Melhores condições de trabalho de entregadores e motoristas de aplicativos será tema de audiência pública
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui