Melhores momentos: confira os destaques do primeiro dia de desfile do Grupo Especial

Protesto, emoção, drama e homenagem a cultura brasileira. Veja os momentos que marcaram o retorno do Grupo Especial

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rafa Pereira/Diário do Rio

Nesta sexta-feira (22/04), ocorreu o retorno das escolas à Sapucaí, após dois anos de pausa devido à pandemia da Covid-19. Desfilaram neste primeiro dia as seguintes escolas: Viradouro, Mangueira, Salgueiro, Beija-Flor, São Clemente e Imperatriz Leopoldinense. Veja os principais momentos deste carnaval que entrará para a história e os destaques de cada escola.

Imperatriz Leopoldinense

A Imperatriz abriu alas para o Grupo especial com o samba enredo “Meninos, eu vivi… onde canta o sabiá, onde cantam Dalva e Lamartine”, uma homenagem ao carnavalesco Arlindo Rodrigues, que trabalhou no Theatro Municipal e foi uma figura importante para diversas escolas como Salgueiro, Mocidade e, por fim, realizou desfiles na própria Imperatriz. Confira os destaques:

Mangueira

A vencedora do primeiro carnaval carioca fez jus a sua tradição e levou como samba enredo ”Angenor, José & Laurindo” homenageando os inventores de toda a sua poesia e história. Com o samba repleto de melodia, agraciou a Avenida com poesias que trazem referência ao Cartola.

Salgueiro

A escola fez e contou história na Avenida. Com um samba enredo ”Pilão de preto velho eu sou” falou sobre a resistência da população negra, sua cultura, religião e luta diária pela preservação de sua negritude. O Salgueiro prometeu e entregou um dos melhores carnavais de todos os tempos.

Advertisement

São Clemente

O humor, emoção e amor tomou conta da Avenida. O enredo ”Minha vida é uma peça” fez referencia a história ”Minha mãe é uma peça”, que conquistou o coração de milhares de cariocas. Foi uma bela homenagem ao humorista Paulo Gustavo, que faleceu no ano de 2020 em decorrência da Covid-19.

Unidos do Viradouro

O maior carnaval de todos os tempos, foi assim que a escola de Niterói chegou para alegrar o Sambódromo. O enredo ”Não há tristeza que possa suportar tanta alegria” fez um digno paralelo entre os carnavais de 2022 e 1919, ano em que ocorreu a gripe espanhola. A história que animou os foliões foi verdadeiramente um espetáculo.

Beija-Flor

A tradicional nilopolitana chega a Sapucaí com o samba ‘”Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor”, homenageando a população negra e seu intelecto que enriqueceu o Brasil o tornando mais africano. A escola levou questionamentos e muita filosofia para a Avenida, ressaltando a necessidade de uma ”Afrosofia”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Melhores momentos: confira os destaques do primeiro dia de desfile do Grupo Especial
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui