Melodia Social Show: Ito Melodia estreia na Roquette-Pinto

O sambista receberá convidados para um bate papo descontraído regado a muito samba

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Eduardo Moraes

A partir desta sexta-feira (24/09), às 16h, Ito Melodia estreia na Rádio Roquette-Pinto (94,1 FM) o programa Melodia Social Show, recebendo convidados para um bate papo descontraído regado a muito samba, além, é claro, das bandeiras sociais que o sambista defende como a questão racial e o autismo, que vão estar presentes em dois quadros: “Samba, Arte e Resistência” e “Anjos Azuis do Samba”.

Quero levar aos ouvintes da Roquette-Pinto, pelo programa Melodia Social Show, a minha luta por igualdade social e racial. Além disso, divulgar nosso projeto de escolinha de percussão e música, dando oportunidade de descobrir outros ‘Itos Melodias’ para continuar a história de samba, arte e resistência“, disse Ito.

Nascido e criado no Morro do Boogie-Woogie, na Ilha do Governador, Ito tinha o hábito de acompanhar a mãe, dona Maria de Lourdes, levando e trazendo as roupas das ‘madames’ dos pontos nobres do bairro. Foi engraxate, servente, fez carreto em feiras-livres e de tanto acompanhar o pai nas rodas de samba acabou tomando gosto pela música, mas a família achava que o legado musical deveria ser responsabilidade dos outros dois irmãos, Aroudinho e Clebinho – ambos já falecidos. Ito era o caçula dos três.

Ele não desistiu. Foi chamado para formar o grupo de pagode “Brasil Brasileiro” – foi reprovado duas vezes como percussionista e vocalista mas na 3ª tentativa conseguiu entrar, permanecendo por 12 anos. Foi quando decidiu que era a hora de fazer o teste para cantar samba-enredo na União da Ilha, iniciando em 1991 uma trajetória vitoriosa de seis Estandartes de Ouro (dois como compositor e quatro como intérprete), dois Tamborins de Ouro, além de mais 50 outros prêmios. O último, em 2019, foi o de cantor da década, promovido pelo site Carnavalesco.

Advertisement

Ito é craque e filho de craque. As pessoas agora vão descobrir que por trás do grande cantor, temos também um grande comunicador“, ressalta Toni Platão, diretor artístico da emissora.

O engajamento na questão do autismo entrou na vida dele há nove anos durante a tradicional roda de samba “Feijão & Melodia”, que antes da pandemia, tinha edições mensais na quadra da União da Ilha (escola da qual é intérprete desde 2002), reunindo artistas e sambistas amigos. Durante uma das apresentações, Ito foi convidado a participar da “Caminhada Abrace Conosco Essa Causa”, organizada pelo grupo “Compartilha”, e acabou se apaixonando pelo tema, chegando a compor com Gugu das Candongas, o samba “Sou Artista de Um Mundo Solitário”, considerado um hino da causa no Brasil e tendo Zico como padrinho.

Serviço:
Melodia Social Show
Às sextas-feiras, às 16h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Melodia Social Show: Ito Melodia estreia na Roquette-Pinto
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Melodia Social Show: Ito Melodia estreia na Roquette-Pinto
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui