Memorial do Holocausto, no Morro do Pasmado, deverá ser inaugurado em maio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fotos: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio Marcelo Crivella visitou nesta segunda-feira (27/07), Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, as obras do Memorial em homenagem às mais de 11 milhões de pessoas mortas durante a Segunda Guerra Mundial, que está sendo construído no Parque Yitzhak Rabin, no Mirante do Pasmado, em Botafogo. De acordo com a Associação Cultural Memorial do Holocausto do Rio, responsável pelo projeto, a parte estrutural está totalmente concluída. A previsão é de que a inauguração ocorra em maio.

As obras estão sendo realizadas em uma área de quatro mil metros quadrados, cedida pelo Governo Municipal. No local, alunos e professores da Rede Municipal de Ensino terão cursos de História gratuitos, assim como acesso ao museu que também está sendo erguido. Um elevador panorâmico vai destacar as belezas naturais vistas do mirante.

O museu terá 1,8 mil metros quadrados e oferecerá interações multimídias e interativas, além de espaço para exposições permanentes internacionais que lembrarão o holocausto.

Nós viemos aqui hoje para prestar reverente e solene homenagem a todas aquelas vítimas inocentes. Elas não serão esquecidas jamais. Que nunca mais torne a acontecer o holocausto“, afirmou Crivella.

Advertisement

Segundo o engenheiro responsável pelo projeto, Guilherme Lucas, o equipamento terá um obelisco de 19,8 metros de altura e 18 marcações em pedras, com inscrições referentes a valores sobre a vida.

O Memorial custará, ao todo, R$ 15 milhões, recursos totalmente oriundos de doações da iniciativa privada

De acordo com os idealizadores, o novo espaço vai ajudar a recuperar uma região que estava fadada à degradação e à violência. A associação faz ainda cálculos do número médio de turistas que deverá frequentar o equipamento

A ideia é que as pessoas entrem aqui e saiam com outra visão de valorização da vida. Em dado momento, os visitantes darão as mãos para chegar até um muro, que será tocado em conjunto. Será o momento mais emocionante da visita” adiantou o presidente da Associação Cultural Memorial do Holocausto, Arnon Velmovitsky.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Memorial do Holocausto, no Morro do Pasmado, deverá ser inaugurado em maio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Nós tivemos algum Holocausto no Brasil?
    Que monumento construíram para os nossos índios e negros trazidos e feitos de escravos?
    Esse monumento vai tirar as características do local e da paisagem. Mas a (vendida) Prefeitura entregou, atendendo à associação meio fantasma.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui